Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript!

06/09/2024

Bobby Rydell - Collection.

Robert Louis Ridarelli, (26 de abril de 1942 – 5 de abril de 2022), conhecido pelo nome artístico Bobby Rydell, foi um cantor e ator. No início dos anos 1960, ele foi considerado um ídolo adolescente. Suas canções mais conhecidas incluem "Wildwood Day", "Wild One” e "Volare" (cover de uma canção italiana de Domenico Modugno, "Nel blu, dipinto di blu"; em 1963, ele apareceu no filme musical “Bye, Bye Birdie”

Na década de 1980, ele se juntou a um trio chamado The Golden Boys, com outros ex-ídolos adolescentes, Frankie Avalon e Fabian Forte. Ele continuou a fazer turnês até sua morte em 2022.

Vida pregressa.

Rydell nasceu em abril de 1942 e era filho de Jennie Ridarelli (nascida Sapienza) e Adrio "Al" Ridarelli. Seus pais eram descendentes de italianos. Ele cresceu no bairro de Lower Moyamensing, no sul da Filadélfia.

Quando criança, ele imitava os cantores que via na televisão e, aos sete anos, seu pai o levava pelos clubes da Filadélfia, perguntando se ele sabia cantar e fazer algumas imitações. Quando ele tinha oito anos, sua reputação o levou a uma aparição em um show de talentos na série de televisão nacional, TV Teen Club. Ele venceu o concurso e o apresentador do programa, Paul Whiteman, o recrutou para o elenco, onde permaneceu por vários anos. Foi aqui que seu nome foi anglicizado para Bobby Rydell.

Carreira musical.

Rydell tocou em várias bandas na área da Filadélfia. Aos 14 anos, ele era o baterista do Emanons (NoName escrito ao contrário), que incluía seu amigo de infância Pat Azzara na guitarra. Azzara mais tarde assumiu o nome artístico de Pat Martino e alcançou o reconhecimento como um dos guitarristas de jazz mais proeminentes de todos os tempos. Outra banda foi Rocco and the Saints, na qual ele cantava e tocava bateria. Depois de lançar três singles malsucedidos para pequenas empresas, ele assinou um contrato de gravação com a Cameo Records. Este foi dirigido por Bernie Lowe, que havia sido o pianista que o acompanhava no TV Teen Club. Depois de alguns fracassos, "Kissin' Time" chegou às paradas em 1959. Em Maio de 1960, Rydell fez uma turnê pela Austrália com The Everly Brothers, Billy "Crash" Craddock, Marv Johnson, The Champs, The Crickets e Lonnie Lee.

Seu segundo sucesso foi "We Got Love". O álbum de mesmo nome, seu primeiro, vendeu um milhão de cópias e obteve o status de disco de ouro. "Wild One" foi seguido por Little Bitty Girl", que foi seu segundo single a vender um milhão de cópias. Ele continuou lançando canções de sucesso com "Swingin Scholl" apoiado por "Ding-A-Ling" e "Volare" mais tarde em 1960, que também vendeu mais de um milhão de cópias. Estima-se que ele vendeu mais de 25 milhões de discos no total.

Em 1961, ele se apresentou no Copacabana em Nova York, onde foi o artista mais jovem a ser a atração principal da boate. Em fevereiro de 1961, ele apareceu no Festival du Rock no Palais des Sports de Paris em Paris, França.

O sucesso e as perspectivas de Rydell levaram seu pai, Adrio, capataz da Electro-Nite Carbon Company na Filadélfia, a renunciar em 1961, após 22 anos, para se tornar o gerente de estrada de seu filho.

Em 1963, Rydell lançou a música "Wildwood Days", que alcançou o número 17 na parada Billboard Hot 100 e permaneceu lá por nove semanas. Um mural no calçadão de Wildwood, Nova Jersey, pintado em 2014, homenageia Rydell, cuja música colocou a comunidade no centro das atenções nacionais.

Nesse mesmo ano, Rydell interpretou Hugo Peabody na versão cinematográfica de Bye Bye Birdie, também estrelado por Ann-Margret e Dick Van Dyke. A produção teatral original de Bye Bye Birdie não tinha um papel real de canto para o personagem de Hugo, mas o roteiro do filme foi reescrito especificamente para expandir o papel para Rydell. Em 2011, a Sony Pictures restaurou digitalmente o filme. Rydell e Ann-Margret estiveram presentes na estreia da restauração em Beverly Hills, organizada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Durante a década de 1960, Rydell teve vários discos de sucesso na parada Billboard Hot 100. Sua carreira musical lhe rendeu 34 sucessos no Top 100, colocando-o entre os cinco melhores artistas de sua época (Billboard). Eles incluíram seus sucessos mais populares: "Wild One" (seu single de maior pontuação, no número 2), "Volare" (número 4), "Swingin' School" (número 5), "Kissin' Time" (número 11), "Sway" (número 14), "I've Got Bonnie" (número 18) e "The Cha-Cha-Cha" (número 10). Seu último grande sucesso nas paradas foi "Forget Him", que alcançou o número 4 no Hot 100 em janeiro de 1964. A canção, escrita por Tony Hatch, foi seu quinto e último vencedor do disco de ouro.

Rydell deixou a Cameo-Parkway Records no final de 1964 e assinou com a Capitol Records. A essa altura, a Invasão Britânica havia chegado e cantores como Rydell sofreram um declínio dramático na popularidade. Bandas como The Beatles tornaram-se mais populares, e Rydell involuntariamente contribuiu para sua própria queda, inspirando John Lennon e Paul McCartney a escrever "She Loves You", uma música que catapultou seu sucesso muito além do dele.

Durante esse tempo, ele se apresentou em muitos programas de televisão, incluindo The Red Skelton Show, onde um papel recorrente como Zeke Kadiddlehopper, primo mais novo de Clem Kadiddlehopper, foi escrito para ele por Skelton. Ele também apareceu no The Danny Thomas Show, Jack Benny, Joey Bishop e The George Burns Show. Ele era regular no The Milton Berle Show e foi palestrante no “To Tell the Truth “em 1964. Em 6 de outubro de 1964, ele fez uma aparição no episódio "Duel" da série de televisão Combat! Foi o primeiro papel dramático de Rydell.

Em 1963, Rydell estrelou um piloto de televisão não vendido chamado Swingin’ Together” produzido por Desily Productions, que o apresentava como vocalista de uma banda de rock 'n roll de quatro integrantes em busca de sua grande chance. Também durante esse tempo, Rydell serviu 103rd Engineer Battalion of the Pennsylvania Army National Guard.

Em janeiro de 1968, foi anunciado na revista de música britânica NME que Rydell havia assinado um contrato de gravação de longo prazo com a Reprise Records. Ele continuou a se apresentar em boates, clubes de jantar e locais de Las Vegas ao longo das décadas de 1970 e 1980, mas sua carreira foi prejudicada pela recusa da ABKCO Records em relançar o catálogo Cameo-Parkway de Rydell, por isso estava completamente indisponível até 2005, embora ele tenha regravado seus sucessos em 1995 para a K-tel Records). Ele teve mais um sucesso depois de 1965, uma regravação disco de "Sway", que alcançou a parada Billboard Easy Listening em 1976.

Rydell continuou a fazer turnês pelo resto de sua vida, muitas vezes com Frankie Avalon e Fabian Forte, apresentando-se sob o nome de "The Golden Boys". Sua autobiografia foi publicada em 2016.

Vida pessoal.

Rydell foi casado com sua primeira esposa, Camille Quattrone Ridarelli, por 35 anos, de 1968 até sua morte em 2003. Eles tiveram dois filhos. Ele se casou com Linda Hoffman em 2009. Rydell era um residente de longa data de Penn Valley, Pensilvânia, e morou na mesma casa de 1963 a 2019. Ele residiu em Blue Bell, Pensilvânia, até sua morte.

Rydell serviu na Guarda Nacional dos EUA e começou seu serviço em 1964 com dois meses de treinamento básico em Fort Dix.

A rua em que nasceu na Filadélfia foi rebatizada de Bobby Rydell Boulevard, em sua homenagem. Em 2023, foi anunciado que uma estátua de Rydell seria erguida em Wildwood, Nova Jersey, por meio da Fundação Bobby Rydell organizada por sua família.

Saúde e morte.

Rydell cancelou uma turnê pela Austrália em 2012 porque sua saúde havia se deteriorado significativamente e ele precisava de uma grande cirurgia urgente. Em 9 de julho de 2012, ele foi submetido a um transplante duplo de órgãos, para substituir seu fígado e um rim, na Thomas Jefferson University, em sua cidade natal, Filadélfia. Em janeiro de 2013, seis meses após a cirurgia de transplante duplo, Rydell voltou ao palco em Las Vegas para um compromisso de três noites para um público esgotado. Ele continuou a se apresentar internacionalmente e voltou a fazer uma turnê pela Austrália em 2014.

Rydell morreu de complicações de pneumonia no Hospital Jefferson Abington em 5 de abril de 2022, aos 79 anos

Mídia.

No drama musical da Broadway Grease, sua adaptação cinematográfica e a sequência do filme Grease 2, a escola foi chamada de "Rydell High" em homenagem a Rydell.

Em 2000, no livro The Beatles Anthology (p. 96), Paul McCartney disse:

John [Lennon] e eu escrevemos "She Loves You" juntos. Havia uma música de Bobby Rydell lançada na época e, como costuma acontecer, você pensa em uma música quando escreve outra. Tínhamos planejado uma "música de resposta" onde alguns de nós cantariam "ela te ama" e os outros responderiam "sim, sim". Decidimos que era uma ideia ruim, mas pelo menos tivemos a ideia de uma música chamada "She Loves You". Então nos sentamos no quarto do hotel por algumas horas e escrevemos - John e eu, sentados em camas de solteiro com guitarras.

Nenhum título específico da música é dado em The Beatles Anthology, mas Bob Spitz escreve em The Beatles: The Biography que McCartney originalmente modelou "She Loves You" na "canção de resposta" de Rydell chamada "Swingin' Scholl", e não "Forget Haim", como é comumente citado.

No filme vencedor do Oscar Green Book (2018), Ridell é retratado nas cenas de abertura pelo ator Von Lewis. Texto: Wikipédia, tradução por: Francisco Pimentel. Site Oficial.



Bitrate: 320Kbps.
 
Álbuns.

We Got Love (1959)
01. We Got Love (2:21)
02. Ain't That A Shame (2:16)
03. You're The Greatest (2:24)
04. Home In Your Arms (2:04)
05. Teach Me Tonight (2:04)
06. Like A Baby (2:10)
07. Kissin' Time (2:17)
08. Because Of You (2:33)
09. Lovin' Doll (2:07)
10. Alli Want Is You (2:24)
11. You Were Made For Me (2:13)
12. That's My Desire (2:42)
13. What'd I Say? (2:16)

Opção 1. Opção 2.

Bobby Sings, Bobby Swings (1960)
01. When The Saints Go Marchin' In (2:28)
02. Chemistry (2:28)
03. Volare (2:37)
04. Hey, Good Lookin' (2:06)
05. Stop Foolin' Around (2:25)
06. I'll Do It Again (2:23)
07. Toys (2:24)
08. An Angel Is Missing (2:29)
09. I Cried For You (2:41)
10. Where Is My Love (2:32)
11. The Great Pretender (2:33)
12. Please Don't Be Mad (2:46)

Opção 1. Opção 2.

Bobby Rydell / Chubby Checker (1961)
01. Swingin' Together (2:22)
02. Your Hits And Mine Medley: (7:31)
Kissin' Time
The Twist
We Got Love
Pony Time
Volare
Hucklebuck
Wild One
Let's Twist Again

03. Jingle Bell Rock (2:29)
04. Teach Me To Twist (2:29)
05. Side By Side (2:29)
06. Jingle Bell Imitations (2:41)
07. What Are You Doing New Year's Eve (2:28)
08. My Baby Cares For Me (1:56)
09. Voodoo (You Remind Me Of The Guy) (2:31)
10. Walkin' My Baby Back Home (2:04)

Opção 1. Opção 2.

Rydell At The Copa (1961)
01. Lot Of Living To Do (2:09)
02. Sway (1:10)
03. That Old Black Magic (1:52)
04. They Don't Write Them Like That Anymore (15:02)
05. Homesick That's All (2:50)
06. Old Man River (2:15)
07. Don't Be Afraid (3:31)
08. Mammy (3:35)
09. Bless 'Em All (9:57)

Opção 1. Opção 2.

Bobby Rydel Salutes The Great Ones (1961)
01. Mammy (2:38)
02. That Old Black Magic (2:18)
03. All Of You (2:22)
04/. Frenesi (2:31)
05. April Showers (2:23)
06. Everything's Coming Up Roses (2:23)
07. There's A Rainbow Round My Shoulder (2:19)
08. This Could Be The Start Of Something Big (2:25)
09. So Rare (2:45)
10. Wrap Your Troubles In Dreams (2:18)
11. The Birth Of The Blues (2:53)
12. Nice Work If You Can Get It (2:33)

Opção 1. Opção 2.

Wild (Wood) Days (1963)
01. Wildwood Days (2:27)
02. Summertime Blues (2:17)
03. Moon Over Miami (2:01)
04. Those Lazy-Hazy-Crazy Days Of Summer (1:53)
05. Kissin' Time (2:17)
06. Steel Pier (2:24)
07. Sea Cruise (2:29)
08. Surfin' USA (2:25)
09. Old Cape Cod (2:01)
10. Down By The Riverside (2:20)
11. Lovin' Doll (2:07)
12. See You In September (2:02)

Opção 1. Opção 2.

The Top Hits Of 1963 (1964)
01. Ruby Baby (2:47)
02. So Much In Love (2:07)
03. Go Away Little Girl (2:07)
04. Our Day Will Come (2:39)
05. Can't Get Used To Losing You (2:22)
06. Blue On Blue (2:21)
07. Wonderful! Wonderful! (2:50)
08. My Coloring Book (3:54)
09. If I Had A Hammer (2:19)
10. Blue Velvet (2:48)
11. The Alley Cat Song (2:24)
12. I Will Follow Her (2:27)
Bonus Tracks.
13. A Message From Bobby (2:21)
14. Forget Him (2:08)
15. Love, Love Go Away (2:32)
16. Let's Make Love Tonight (2:25)
17. Childhood Sweetheart (2:27)

Opção 1. Opção 2.

Bobby Rydell Sings Forget Him (1964)
01. Voce De La Notte (Voice Of The Night) (2:29)
02. It's Time We Parted (1:58)
03. Darling Jenny (2:43)
04. Since We Fell In Love (2:05)
05. Too Much Too Soon (2:39)
06. Until I Met You (2:40)
07. Forget Him (2:09)
08. Make Me Forget (2:20)
09. Words Written On Water (2:16)
10. New Love (2:21)
11. Hey Everybody (2:22)
12. Wish You Were Here (2:17)
Bonus Tracks.
13. Make Me Forget (Single Version) (02:21)
14. Little Girl You've Had A Busy Day (2:22)
15. Our Faded Love (2:49)

Opção 1. Opção 2.

Born With A Smile (1976)
01. Born With A Smile (3:04)
02. Wild One (6:08)
03. Tomorrow Is Today (4:35)
04. You're Not The Only Girl For Me (3:43)
05. A Good Ole' Mammy Song (2:14)
06. Sway (5:07)
07. It's Getting Better (3:28)
08. Give Me Your Answer (2:45)
09. Feels Good (3:22)
10. The Singles Scene (4:34)

Opção 1. Opção 2.

Bobby Rydell's Biggest Hits (1997)
01. That Old Black Magic (2:25)
02. Good Time Baby (2:11)
03. Wild One (2:25)
04. Swinging School (2:17)
05. Kissin' Time (2:13)
06. The Fish (2:15)
07. Wildwood Days (2:35)
08. Ding-A-Ling (2:31)
09. I Wanna Thank You (2:33)
10. Make Me Forget (2:24)
11. Butterfly Baby (2:20)
12. I've Got Bonnie (2:35)
13. Forget Him (2:11)
14. The Cha Cha Cha (2:34)
15. Sway (2:26)
16. Little Bitty Girl (2:30)
17. Cherie (2:17)
18. We Got Love (2:26)
19. Let's Make Love Tonight (2:21)
20. Do It Again (2:20)
21. I Dig Girls (2:34)
22. Groovy Tonight (2:15)
23. Stop Fooling Around (2:27)
24. The Third House (2:19)
25. Lovin' Doll (2:06)
26. Home In Your Arms (2:07)
27. You Were Made For Me (2:14)
28. Lose Her (2:12)
29. Little Queenie (2:25)
30. Teach Me To Twist (With Chubby Checker) (2:30)

Opção 1. Opção 2.

Twist Collection (2001)
01. Teach Me To Twist (With Chubby Checker) (2:30)
02. Good Time Baby (2:11)
03. Swinging School (2:16)
04. Kissin' Time (2:12)
05. That Old Black Magic (2:25)
06. The Third House (2:18)
07. Wild One (2:24)
08. Home In Your Arms (2:07)
09. The Fish (2:14)
10. Wildwood Days (2:34)
11. Ding - A - Ling (2:31)
12. I Wanna Thank You (2:33)
13. Make Me Forget (2:23)
14. Butterfly Baby (2:19)
15. I've Got Bonnie (2:35)
16. Forget Him (2:10)
17. The Cha Cha Cha (2:34)
18. Sway (2:25)
19. Little Bitty Girl (2:30)
20. Cherie (2:16)
21. We Got Love (2:26)
22. Let's Make Love Tonight (2:21)
23. Do It Again (2:20)
24. I Did Girls (2:33)
25. Groovy Tonight (2:14)
26. Stop Fooling Around (2:27)
27. Lovin' Doll (2:06)
28. You Were Made For Me (2:13)
29. Lose Her (2:12)
30. Little Queenie (2:24)

Opção 1. Opção 2.

Bobby Rydell Sings And Swings / Bobby Rydell Salutes The "Great Ones (2014)
01. Saints Go Marchin' In (2:27)
02. Chemistry (2:28)
03. Volare (2:36)
04. Hey Good Lookin (2:06)
05. Stop Foolin' Around (2:24)
06. I'd Do It Again (2:17)
07. Toys (2:24)
08. An Angel Is Missing (2:29)
09. I Cried For You (2:41)
10. Where Is My Love? (2:33)
11. The Great Pretender (2:32)
12. Please Don't Be Mad (2:47)
13. My Mammy (2:39)
14. That Old Black Magic (2:23)
15. All Of You (2:23)
16. Frenesi (2:31)
17. April Showers (2:24)
18. Sway (2:20)
19. There's A Rainbow 'Round My Shoulder (2:18)
20. This Could Be The Start Of Something (2:25)
21. So Rare (2:44)
22. Wrap Your Troubles In Dreams (2:18)
23. The Birth Of The Blues (2:52)
24. Nice Work If You Can Get It (2:29)

Opção 1. Opção 2.

The Complete Capitol Recordings (2014)
01. Diana (2:43)
02. Stranger In The World (2:06)
03. It's A Sin To Tell A Lie (2:34)
04. You're Nobody 'Til Somebody Loves You (2:48)
05. Come To Me (2:17)
06. Bellazza (2:17)
07. Please Don't Stay Away Too Long (2:53)
08. Don't Be Afraid To Love Me (2:38)
09. Dansero (2:11)
10. Time Out For Tears (3:07)
11. Theme Of Love (2:36)
12. I Just Can't Say Goodbye (2:52)
13. Two Is The Loneliest Number (3:07)
14. The Joker (1:55)
15. Side Show (2:30)
16. It Takes Two (2:22)
17. When I See That Girl Of Mine (2:11)
18. Roses In The Snow (2:32)
19. The Word For Today (2:24)
20. Not You (2:20)
21. She Was The Girl (2:48)
22. You Gotta Enjoy Joy (2:09)
23. Open For Business As Usual (2:24)
24. Blue For You (2:52)
25. Mohair Sam (2:19)
26. You Just Don't Love Her Anymore (3:08)
27. Herb The Jerk (2:28)
28. Garden Of Eden (2:43)
29. Two Little Fools (2:35)
30. What's The Matter Baby (2:23)
31. You Were Wrong About Me (2:52)

Opção 1. Opção 2.

All The Hits (2015)
01. The One Who Really Loves You (2:19)
02. Baby It's You (2:35)
03. Break It To Me Gently (2:40)
04. Hey Baby (2:19)
05. Twistin' The Night Away (2:44)
06. I've Got Bonnie (2:23)
07. What's Your Name (2:12)
08. Dream Baby (2:35)
09. I Know (2:22)
10. Soldier Boy (2:43)
11. Don't Break The Heart That Loves You (2:53)
12. I'll Never Dance Again (2:27)

Opção 1. Opção 2.

All The Hits Volume 2 (2015)
01. The Alley Cat Song (2:26)
02. Bobby's Girl (2:21)
03. Tell Him (2:21)
04. Up On The Roof (2:34)
05. Remember Then (2:13)
06. Loop De Loop (2:19)
07. Telstar (2:25)
08. Two Lovers (2:48)
09. See See Rider (2:44)
10. Ruby Ann (2:00)
11. I'm Gonna Be Warm This Winter (2:25)
12. Everybody Loves A Lover (2:44)

Opção 1. Opção 2.

At His Best: Today And Yesterday (2015)
01. Dream Lover (4:02)
02. Stagger Lee (3:03)
03. This Magic Moment (3:57)
04. Tossin' and Turnin' (2:58)
05. Wild One (2:43)
06. Wildwood Days (3:03)
07. Forget Him (2:53)
08. Then You Can Tell Me Goodbye (3:28)
09. Kissin' Time (2:49)
10. Volare (3:02)

Opção 1. Opção 2.

Wish You A Merry Christmas (2019)
01. When The Saints Go Marching In (2:19)
02. Stop Foolin' Around (2:17)
03. The Great Pretender (2:24)
04. Toys (2:16)
05. I Cried For You (2:33)
06. Volare (2:28)
07. Where Is My Love (2:24)
08. An Angel Is Missing (2:20)
09. I'd Do It Again (2:10)
10. Hey Good Looking (1:58)
11. Chemistry (2:20)
12. Please Don't Be Mad (2:40)

Opção 1. Opção 2.

All Of You (2022)
01. All Of You (2:24)
02. Sway (1:11)
03. Everything's Coming Up Roses (2:24)
04. So Rare (2:46)
05. They Don't Write Them Like That Anymore (14:52)
06. Nice Work If You Can Get It (2:37)
07. Don't Be Afraid To Fall In Love (3:31)
08. Frenesi (2:32)
09. Mammy (2:41)
10. April Showers (2:25)
11. Wrap Your Troubles In Dreams (2:19)
12. That Old Black Magic (1:52)
13. Rainbow 'Round My Shoulder (2:20)
14. A Lot Of Living To Do (2:10)
15. The Birth Of The Blues (2:55)
16. Old Man River (2:16)
17. Homesick That's All (2:50)

Opção 1. Opção 2.

Chemistry (2022)
01. Chemistry (2:27)
02. Hey Good Looking (2:05)
03. You Were Made For Me (2:17)
04. What'd I Say (2:16)
05. Stop Fooling Around (2:25)
06. That's My Desire (2:42)
07. Lovin' Doll (2:06)
08. Saints Go Marching In (2:27)
09. An Angel Is Missing (2:29)
10. Please Don't Be Mad (2:48)
11. Toys (2:23)
12. I Cried For You (2:41)
13. The Great Pretender (2:32)
14. Where Is My Love (2:32)

Opção 1. Opção 2.

Hey Baby (2022)
01. The One Who Really Loves You (2:26)
02. Hey Baby (2:25)
03. My Baby Just Cares For Me (2:01)
04. Baby It's You (2:42)
05. Dream Baby (2:40)
06. I Know (2:31)
07. Soldier Boy (2:46)
08. Walking My Baby Back Home (2:10)
09. Al Di La (2:08)
10. I'll Never Dance Again (2:33)
11. Side By Side (2:34)
12. What's Your Name (2:16)
13. What Are You Doing New Years Eve (2:31)
14. Voodoo (2:35)
15. Twistin' The Night Away (2:50)
16. Don't Break The Heart That Loves You (2:57)
17. A Lot Of Livin' To Do (2:41)
18. Break It To Me Gently (2:44)
19. Maria (2:32)
20. I've Got Bonnie (2:33)

Opção 1. Opção 2.
 
 
Perguntas, avisos ou problemas no blog, entre em contato através do e-mail: contato@murodoclasirock.com
 
Por vários motivos esse Blog não atende pedidos de discografias, e-mails ignorando este aviso serão marcados como Spam.