Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript!

23/09/2024

Ahora Mazda (1970)

Ahora Mazda foi uma banda de rock experimental holandesa formada em Amsterdã em 1965. Sua origem ocorreu quando Rob van Wageningen (flauta, saxofone) e os irmãos Peter (baixo) e Winky Abbink (bateria) tocaram juntos em uma banda chamada Free Art Group, junto com outros músicos.

Essa banda tocava músicas inspiradas por músicos de jazz clássicos e de vanguarda, a saber, Ornette Coleman, Sun Ra e John Coltrane. Em 1968, eles foram acompanhados por Tony Schreuder no baixo, renomeando-se Group 67/68, e Peter Abbink mudando para a guitarra. Durante os shows em Felix Meritis, eles conheceram Ruud Tegelaar, gerente do center Fantasio, que os convidou para se tornarem a banda da casa no Fantasio. Eles também mudaram seu nome mais uma vez para Ahora Mazda.

A banda era conhecida por suas longas jam sessions, mas eles gravaram músicas mais curtas e arranjadas para seu álbum de estreia autointitulado e único. O álbum foi gravado em três dias e lançado em 31 de maio de 1970. Durante o ano seguinte, Tony Schreuder e Winky Abbink tiveram alguns problemas tocando e ensaiando.

Nos shows, eles precisavam da ajuda de músicos substitutos, como o guitarrista Jan Landkroon e Michiel Krijnen. Abbink foi substituído por Paul van Wageningen, que tocava bateria no Groep 1850. Por causa dessas dificuldades e da falta de atmosfera que veio com os substitutos, a banda acabou em 1971.

Sua música é um reflexo da música "espacial" (como implícito no nome da primeira faixa do álbum) na Holanda, no entanto, eles devem mais à cena Kosmische Music da Alemanha do que à abordagem sinfônica de seus companheiros conterrâneos como Focus, e daqueles que ainda estavam por vir, como Kayak e Finch. Embora as faixas sejam relativamente curtas (a mais longa com pouco mais de 9 minutos), elas ainda mantêm as características de "jamming" e "experimental", que são marcos do som kosmische Krautrock. A reedição em CD adiciona 5 faixas bônus mais curtas, que ainda têm as mesmas características. Texto: Bandas de rock relíquias.

Integrantes.

Peter Abbink (Guitarra, Vocais, Piano, Trompete, Órgão
Rob Van Wageningen (Flauta, Saxofone, Vocais, Percussão, Kalimba)
Tony Schreuder (Baixo, Percussão)
Winky Abbink (Bateria)

Convidado.

Rik Lina (Tabla)
01. Spacy Tracy (8:28)
02. Timeless Dream (3:32)
03. Oranje Vrijstraat (7:29)
04. Fallen Tree 9:13
05. Power (6:47)
06. Fantasio (5:20)
Bonus Tracks.
07. Vybral Stroll (1:58)
08. Nosy Noise (3:06)
09. Huppo Jaw (1:54)
10. Pushy (4:41)
11. Try To Forget (2:58)
 

 
Perguntas, avisos ou problemas no blog, entre em contato através do e-mail: contato@murodoclasirock.com
 
Por vários motivos esse Blog não atende pedidos de discografias, e-mails ignorando este aviso serão marcados como Spam.