Locomotive
foi uma banda de rock britânica formada em Birmingham, mesma cidade do
Black Sabbath, em 1965. Seu estilo musical variava do jazz ao rock
psicodélico e ska e por último rock progressivo. Em sua formação
original contava com Chris Wood, mais tarde do Traffic, e o baterista
Mike Kellie, que depois foi para o Spooky Tooth. Eles tiveram um pequeno
sucesso no Reino Unido em 1968 com o single "Rudi's in Love", antes de
se voltarem para o rock progressivo.
O grupo foi formado em 1965, originalmente como Kansas City Seven, pelo trompetista Jim Simpson, com o cantor Danny King, os saxofonistas Chris Wood e Brian "Monk" Finch, o organista Richard Storey, o baixista Pete Allen e o baterista Mike Kellie. Todos os membros já haviam tocado em bandas locais em Birmingham. Depois que começaram a tocar menos jazz e mais R&B e soul music, eles mudaram seu nome para The Locomotive e ganharam uma forte reputação por suas apresentações ao vivo. Houve muitas mudanças de pessoal e, no final de 1966, depois que Wood saiu para se juntar a Steve Winwood, Jim Capaldi e Dave Mason no Traffic, Simpson era o único membro original restante.
Outros membros naquela época eram o cantor e tecladista Norman Haines, junto com Jo Ellis (baixo), Bill Madge (saxofone) e o baterista "Mooney" Mezzone, que mais tarde se tornaria cantor e compositor. Tendo trabalhado em uma loja de discos em Smethwick, uma área de Birmingham com uma grande população negra britânica de ascendência africana e jamaicana, Norman Haines desenvolveu um interesse particular pela música ska. Cada vez mais, ele assumiu como vocalista, e o primeiro single da banda, no selo Direction, combinou a composição de Haines, "Broken Heart", com uma versão de "A Message to You, Rudy", de Dandy Livingstone, que mais tarde foi revivida pelos Specials. Em 1968, Simpson deixou a banda para atuar como seu empresário, criando a gravadora ainda existente Big Bear Records; mais tarde, ele se tornou o empresário da banda Black Sabbath. Em outras mudanças de pessoal, Ellis e Mezzone foram substituídos por Mick Hincks (baixo) e Bob Lamb (bateria), com o trompetista Mick Taylor substituindo Simpson.
A banda encurtou o nome para Locomotive, mudou-se para a Parlophone Records, e seu segundo single, "Rudi's in Love", foi uma música ska escrita por Haines. Tornou-se um sucesso, alcançando a posição 25 na parada de singles do Reino Unido no final de 1968. Após o sucesso do single, no mesmo ano a Locomotive gravou um álbum no Abbey Road Studios em Londres com o produtor Gus Dudgeon. Nessa época, no entanto, a banda decidiu tocar mais rock progressivo, baseado nas habilidades de teclado de Haines. Por causa da incerteza sobre como seria recebido, a gravadora atrasou o lançamento do álbum. Um single, uma versão de uma música do Question Mark And The Mysterians, "I'm Never Gonna Let You Go", foi lançado, mas não conseguiu entrar nas paradas. Em seu eventual lançamento no início de 1970, o álbum ‘We Are Everything You See’, recebeu boas críticas, mas não conseguiu agradar ao público anterior de R&B da banda.
O álbum incluía a faixa "Mr. Armageddon", lançada como single e posteriormente incluída em várias antologias de rock progressivo da época, junto com duas faixas, "Coming Down" e "Love Song For the Dead Ché", que eram versões das canções de Joseph Byrd para sua banda, The United States of America. A banda também gravou um single para o selo Transatlantic, sob o nome de Steam Shovel. Hincks e Lamb tentaram continuar o Locomotive com os novos membros John Caswell e Keith Millar, lançando um single "Roll Over Mary", antes de mudar o nome do grupo para The Dog That Bit People em 1970. A banda renomeada lançou um álbum em 1971, antes de se separar. Hincks e Lamb se juntaram a outra banda local, Tea And Symphony, antes de Lamb se juntar à Steve Gibbons Band e mais tarde trabalhar como produtor musical para o UB40. Haines deixou o grupo em 1970, supostamente após recusar uma oferta para se juntar ao Black Sabbath e, eventualmente, formar a Norman Haines Band. Haines morreu em 2021, aos 75 anos. O álbum ‘We Are Everything You See’ foi relançado em CD em 1995 e novamente em 2010. Texto: Bandas de rock relíquias.
O grupo foi formado em 1965, originalmente como Kansas City Seven, pelo trompetista Jim Simpson, com o cantor Danny King, os saxofonistas Chris Wood e Brian "Monk" Finch, o organista Richard Storey, o baixista Pete Allen e o baterista Mike Kellie. Todos os membros já haviam tocado em bandas locais em Birmingham. Depois que começaram a tocar menos jazz e mais R&B e soul music, eles mudaram seu nome para The Locomotive e ganharam uma forte reputação por suas apresentações ao vivo. Houve muitas mudanças de pessoal e, no final de 1966, depois que Wood saiu para se juntar a Steve Winwood, Jim Capaldi e Dave Mason no Traffic, Simpson era o único membro original restante.
Outros membros naquela época eram o cantor e tecladista Norman Haines, junto com Jo Ellis (baixo), Bill Madge (saxofone) e o baterista "Mooney" Mezzone, que mais tarde se tornaria cantor e compositor. Tendo trabalhado em uma loja de discos em Smethwick, uma área de Birmingham com uma grande população negra britânica de ascendência africana e jamaicana, Norman Haines desenvolveu um interesse particular pela música ska. Cada vez mais, ele assumiu como vocalista, e o primeiro single da banda, no selo Direction, combinou a composição de Haines, "Broken Heart", com uma versão de "A Message to You, Rudy", de Dandy Livingstone, que mais tarde foi revivida pelos Specials. Em 1968, Simpson deixou a banda para atuar como seu empresário, criando a gravadora ainda existente Big Bear Records; mais tarde, ele se tornou o empresário da banda Black Sabbath. Em outras mudanças de pessoal, Ellis e Mezzone foram substituídos por Mick Hincks (baixo) e Bob Lamb (bateria), com o trompetista Mick Taylor substituindo Simpson.
A banda encurtou o nome para Locomotive, mudou-se para a Parlophone Records, e seu segundo single, "Rudi's in Love", foi uma música ska escrita por Haines. Tornou-se um sucesso, alcançando a posição 25 na parada de singles do Reino Unido no final de 1968. Após o sucesso do single, no mesmo ano a Locomotive gravou um álbum no Abbey Road Studios em Londres com o produtor Gus Dudgeon. Nessa época, no entanto, a banda decidiu tocar mais rock progressivo, baseado nas habilidades de teclado de Haines. Por causa da incerteza sobre como seria recebido, a gravadora atrasou o lançamento do álbum. Um single, uma versão de uma música do Question Mark And The Mysterians, "I'm Never Gonna Let You Go", foi lançado, mas não conseguiu entrar nas paradas. Em seu eventual lançamento no início de 1970, o álbum ‘We Are Everything You See’, recebeu boas críticas, mas não conseguiu agradar ao público anterior de R&B da banda.
O álbum incluía a faixa "Mr. Armageddon", lançada como single e posteriormente incluída em várias antologias de rock progressivo da época, junto com duas faixas, "Coming Down" e "Love Song For the Dead Ché", que eram versões das canções de Joseph Byrd para sua banda, The United States of America. A banda também gravou um single para o selo Transatlantic, sob o nome de Steam Shovel. Hincks e Lamb tentaram continuar o Locomotive com os novos membros John Caswell e Keith Millar, lançando um single "Roll Over Mary", antes de mudar o nome do grupo para The Dog That Bit People em 1970. A banda renomeada lançou um álbum em 1971, antes de se separar. Hincks e Lamb se juntaram a outra banda local, Tea And Symphony, antes de Lamb se juntar à Steve Gibbons Band e mais tarde trabalhar como produtor musical para o UB40. Haines deixou o grupo em 1970, supostamente após recusar uma oferta para se juntar ao Black Sabbath e, eventualmente, formar a Norman Haines Band. Haines morreu em 2021, aos 75 anos. O álbum ‘We Are Everything You See’ foi relançado em CD em 1995 e novamente em 2010. Texto: Bandas de rock relíquias.
Integrantes.
Norman Haines (Vocais, Piano, Órgão, Mellotron, Cravo)
Mick Hincks (Baixo, Vocais)
Bob Lamb (Bateria, Percussão)
Convidados.
Bill Madge (Sax Tenor)
Dick Hecktall-Smith (Sax Tenor)
Chris Mercer (Sax Tenor)
Lynn Dobson (Sax Tenor)
Mick Taylor (Trompete)
Henry Lowther (Trompete)
Chris Wood (Instrumentos de Sopro)
Norman Haines (Vocais, Piano, Órgão, Mellotron, Cravo)
Mick Hincks (Baixo, Vocais)
Bob Lamb (Bateria, Percussão)
Convidados.
Bill Madge (Sax Tenor)
Dick Hecktall-Smith (Sax Tenor)
Chris Mercer (Sax Tenor)
Lynn Dobson (Sax Tenor)
Mick Taylor (Trompete)
Henry Lowther (Trompete)
Chris Wood (Instrumentos de Sopro)
01. Overture (2:04)
02. Mr. Armageddon (4:25)
03. Now Is The End - The End Is When (3:14)
04. Lay Me Down Gently (3:59)
05. Nobody Asked You To Come (3:15)
06. You Must Be Joking (4:00)
07. A Day In Shining Armour (3:29)
08. The Loves Of Augustus Abbey: Part One (1:07)
09. Rain (3:25)
10. The Loves Of Augustus Abbey: Part Two (1:29)
11. Coming Down / Love Song For The Dead Ché (4:29)
12. The Loves Of Augustus Abbey: Part Three (1:22)
13. Time Of Light And Darkness (4:35)
Bonus Tracks.
14. Mr. Armageddon (Mono Single Version) (4:38)
15. There's Got To Be A Way (3:46)
16. I'm Never Gonna Let You Go (3:15)
17. You Must Be Joking (Mono Single Version) (4:01)
18. Movin' Down The Line (2:46)
19. Roll Over Mary (3:02)
Como Baixar / How To Download.
(320Kbps)
Opção 1. Opção 2.
02. Mr. Armageddon (4:25)
03. Now Is The End - The End Is When (3:14)
04. Lay Me Down Gently (3:59)
05. Nobody Asked You To Come (3:15)
06. You Must Be Joking (4:00)
07. A Day In Shining Armour (3:29)
08. The Loves Of Augustus Abbey: Part One (1:07)
09. Rain (3:25)
10. The Loves Of Augustus Abbey: Part Two (1:29)
11. Coming Down / Love Song For The Dead Ché (4:29)
12. The Loves Of Augustus Abbey: Part Three (1:22)
13. Time Of Light And Darkness (4:35)
Bonus Tracks.
14. Mr. Armageddon (Mono Single Version) (4:38)
15. There's Got To Be A Way (3:46)
16. I'm Never Gonna Let You Go (3:15)
17. You Must Be Joking (Mono Single Version) (4:01)
18. Movin' Down The Line (2:46)
19. Roll Over Mary (3:02)
Como Baixar / How To Download.
(320Kbps)
Opção 1. Opção 2.