Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript!

25/07/2024

Impacto Cinco - Quando O Sol Chegar (1973) + Lágrimas Azuis (1975).

Impacto Cinco foi uma banda de baile brasileira formada em Natal, Rio Grande do Norte, no início de 1969. Depois de se apresentarem em bailes e festivais a banda gravou seu álbum homônimo de estreia pela CBS em 1973. O disco é bem comercial e no estilo jovem guarda. Em 1975, gravaram "Lágrimas Azuis", seu segundo disco. Atualmente o álbum é um dos 10 mais cobiçados do rock brasileiro, mencionado em sites especializados e em leilões internacionais. A direção musical coube a Gileno de Azevedo, o Leno (ex-parceiro de Lílian). O som é um rock consistente e bem executado com letras em português, psicodelia e influências da soul music.

Um Impacto Cinco psicodélico. Era 1975, quando o grupo potiguar de Natal, Impacto Cinco, conhecido como uma banda de baile, foi parar nos estúdios da gravadora CBS para gravar o LP Lágrimas Azuis. Naquela época, o grupo não fazia ideia que estava provocando fortes marcas na história da música brasileira, pois atualmente o álbum é um dos 10 mais cobiçados do rock brasileiro, mencionado em sites especializados e em leilões internacionais.

Esse foi o segundo disco da carreira do grupo que ocupou durante uma semana o estúdio da gravadora. O material já havia sido exaustivamente ensaiado e a direção musical coube a Gileno de Azevedo, Leno (o ex-parceiro de Lílian). Das 11 faixas, apenas cinco são de autoria dos rapazes do grupo (Fuga, Viver Triste, Lágrimas Azuis, Um bom lugar e Muito tempo de som). Leno assinou três canções: Tudo vai mudar (amanhã), Carmem, Carmem e Sentado no Arco-Íris, que ele compôs em parceria com Raul Seixas. A música de abertura foi entregue por Piska, compositor de Mãos de seda, coração de ferro, que na época era guitarrista da banda Casa das Máquinas. Eles ainda gravaram o cover de “Sábado” (do guitarrista Frederyko, o Fredera da banda Som Imaginário). “Lembranças”, de Raulzinho e C.H. Gonçalves, completa o repertório do LP.

Quando o Impacto Cinco chegou ao Rio estava afinado para gravar o repertório, os anos de estrada como banda de baile, tocando durante cinco horas seguidas, davam a eles segurança para realizar o trabalho em um curto período de uma semana. Para o guitarrista Joca Costa, ainda ligado ao meio musical nos dias de hoje, “a CBS, que tinha em seu cast nomes internacionais, como Aerosmith, além do próprio Roberto Carlos, estava concedendo uma chance à banda potiguar”. A afirmação foi feita durante uma entrevista ao jornalista Rodrigo Hammer, publicada na edição número 3 da Revista Brouhaha. ‘‘Éramos algo muito à frente para a época’’, declarou o tecladista Etelvino, na mesma matéria.’
 
Apesar de ser cultuado pelos roqueiros, o disco na época foi um fiasco de vendas, o que levou a CBS a romper o contrato com o grupo.

O terceiro álbum e último da discografia se chama “Rio Potengi”, lançado em 1983, desta vez tem uma roupagem totalmente diferente dos anteriores e é bastante regional, lembrando os trabalhos de Zé Ramalho e Alceu Valença do início dos anos 80. Depois disso, o Impacto Cinco voltou a ser banda de baile, tocando em festas e até criando jingle para políticos, mudando várias vezes a formação e deixando a sonoridade mais comercial. Texto: Bandas de rock relíquias.

Integrantes.

Lulinha (Vocal)
Joca Costa (Guitarras)
Poty Lucena (Baixo, Vocais)
Etelvino Caldas (Piano Elétrico, Órgão, Sintetizador, Vocais)
Clauton (Bateria, Percussão, Vocais)



Bitrate: 320Kbps.
 
Álbuns.

Quando O Sol Chegar (1973)
01. Quando O Sol Chegar
02. Só Para Mim
03. Ao Teu Encontro
04. Te Amo
05. Hoje, Amanhã E Depois
06. Ana Rita
07. Você Vai Voltar
08. Não Precisa Nem Pedir
09. Só Penso Em Você
10. Linda
11. Quem Manda Em Casa
12. Terra Do Sol

Opção 1. Opção 2.

Lágrimas Azuis (1975)
01. Mãos De Seda, Coração De Ferro
02. (Tudo Vai Mudar), Amanhã
03. Fuga
04. Carmen, Carmen
05. Viver Triste
06. Lembranças
07. Lágrimas Azuis
08. Sábado
09. Um Bom Lugar
10. Sentado No Arco Íris
11.. Muito Tempo De Som

Opção 1. Opção 2.
 
 
Perguntas, avisos ou problemas no blog, entre em contato através do e-mail: contato@murodoclasirock.com
 
Por vários motivos esse Blog não atende pedidos de discografias, e-mails ignorando este aviso serão marcados como Spam.