Com
cinco décadas de existência, dezessete álbuns de estúdio, onze álbuns
ao vivo, quatorze vídeos e diversos compactos, a banda veio a ser uma
das mais bem sucedidas da história do heavy metal, tendo vendido mais de
100 milhões de álbuns mundialmente, coroados com diversos certificados
de ouro e platina. Em 2002, a banda recebeu o prêmio Ivor Novello em
reconhecimento do sucesso internacional como uma das melhores parcerias
de composição da Inglaterra. Durante a tour americana de 2005, foi
adicionada à Calçada da Fama do Rock de Hollywood. Em 2011, ganharam um
prêmio Grammy na categoria Melhor Performance de Metal com a canção "El
Dorado". Foi, também, eleita como melhor banda ao vivo de 2009 pelo Brit
Awards.
Pioneiros do movimento musical que ficou conhecido como
NWOBHM (Nova Onda do Heavy Metal Britânico), a banda atingiu êxito
substancial no início dos anos 1980, acompanhada de uma crescente base
de fãs. Mas foi com o disco The Number of the Beast, de 1982, que o Iron
Maiden chegou à fama internacional, produzindo uma sequência de álbuns
multi - platina que tornaram-se clássicos do gênero. O seu trabalho
influenciou diversas bandas de rock e heavy metal e são considerados um
dos grupos mais importantes do estilo. Iron Maiden se tornou uma das
bandas de heavy metal mais influentes e reverenciadas de todos os tempos
e ajudou a gerar um gênero musical inteiro. Segundo muitos críticos, a
banda elevou o heavy metal a uma forma de arte, provando que as
inspirações acadêmicas e musicais podem coexistir. A banda e seus
músicos receberam várias indicações, honras e prêmios, incluindo Grammy
Awards e prêmios equivalentes em outros países.
As letras da
banda cobrem tópicos como história, literatura, guerra, mitologia,
ficção científica, sociedade e religião. Muitas de suas canções são
baseadas na história, literatura clássica e cinema. Eddie the Head é o
mascote da banda, aparecendo em quase todos os álbuns e capas de
singles, vídeos e mercadorias. Originalmente projetado por Derek Riggs,
Eddie se tornou a principal atração dos shows ao vivo do Iron Maiden,
que apresentam elementos teatrais de acordo com a história de cada
canção ou turnê, como cenários coloridos, infláveis, pirotécnicos,
equipamentos de iluminação e adereços.
A banda já encabeçou
diversos grandes eventos e festivais como Rock in Rio, Monsters of Rock,
Ozzfest, Wacken Open Air, Gods of Metal, Download Festival e os
Festivais de Reading e Leeds.
História.
O Início, 1975-1978.
A
banda foi formada no dia de Natal de 1975, logo após o baixista Steve
Harris deixar o seu antigo grupo, Smiler. Depois de ter suas composições
rejeitadas por várias bandas nas quais participava, por considerá-las
difíceis e complicadas demais, Steve Harris decidiu criar sua própria
banda. Harris atribuiu o nome "Iron Maiden" inspirado no instrumento de
tortura de mesmo nome. Fachada do Cart and Horses Pub em Stratford,
Londres. Nesse local o Iron Maiden fez algumas de suas primeiras
apresentações.
A
primeira apresentação da banda aconteceu num lugar chamado St Nicks
Hall, em Poplar (East End, Londres) no dia 1 de maio de 1976. Depois
disso, a banda continuou fazendo apresentações no Cart and Horses Pub em
Maryland Point (Stratford, Londres). A formação original da banda
juntava Steve Harris a Paul Day (vocal), Dave Sullivan e Terry Rance
(guitarras) e Ron Matthews (bateria). Paul Day foi mais tarde
substituído por Dennis Wilcock (grande admirador do Kiss) que usava
fogo, maquiagem e sangue falso no palco e que trouxe Dave Murray para a
banda, tendo como consequência a saída da primeira dupla de
guitarristas. Murray permanece no grupo até hoje. Bob Sawyer entrou na
banda no final de 1976 como segundo guitarrista; mas, como tinha
desentendimentos com Murray, fez Dennis Wilcock se opor a Dave, e então
Dennis sugeriu a expulsão dele. Bob não ficou para trás e por suas
atitudes errôneas no palco (como fingir tocar a guitarra com os dentes),
foi junto em julho de 77. Ron Matthews aguentou um pouco mais. Havia um
guitarrista de uma banda chamada Hooker que o Maiden via tocar nos
pubs: Terry Wapram. Após uma audição, a banda convidou-o para entrar e
Wapram realizou alguns shows como único guitarrista. Pouco após isso,
Ron saiu (não se sabe ao certo se por influência de Wilcock, como
relatou no Early Days). Dave Murray juntou-se ao seu amigo Adrian Smith
na banda Urchin em 1977, enquanto que os Iron Maiden passavam um mau
bocado: Steve e Dennis chamaram Thunderstick (Barry Graham) (bateria)
Tony Moore (teclado), mas após um concerto perceberam que o teclado não
seria um bom substituto para a segunda guitarra. A banda ficou
descontente e o clima foi ficando ruim até que após poucos ensaios,
Moore decidiu sair. Nesse momento, Harris foi a um ensaio do Urchin para
chamar Murray de volta para banda, o que aconteceu com sucesso. Mas
Wapram, indignado porque perderia parte das atenções, não aceitou Murray
de volta e foi convidado a sair. Com Murray de volta e apenas 4
integrantes, a banda decide marcar um show no Bridgehouse e outro no pub
Green Man. O primeiro foi um fiasco, depois do baterista ter errado em
várias músicas e gritar para o público se calar. Nessa época Wilcock já
havia espalhado para alguns fãs que pretendia sair da banda, e o show
havia gerado alguma expectativa em torno disso também. Foi o que
aconteceu. No intervalo entre o Bridgehouse e o Green Man, Dennis não
disse nada e não compareceu no pub. Harris foi até sua casa, mas o
vocalista se negou a cantar um último show. Arrasado, Harris voltou para
cumprir com o acordo e os Maiden se apresentaram como um trio em Abril
de 78, com Harris, Murray e Thunderstick. Steve expulsou o baterista, já
contando com Doug Sampson para o posto. Com esse novo trio, os Maiden
passariam cerca de 6 meses ensaiando antes de tocar ao vivo ou arrumar
qualquer outro integrante.
Primeiros Lançamentos, 1978-1981.
O EP The Soundhouse Tapes rendeu à banda um contrato com a gravadora EMI.
Em
1978, Harris encontrou um novo vocalista: Paul Di'Anno. Com a chegada
de Paul Di'anno, que era um fã de Ramones, Sex Pistols e The Clash e um
dos poucos membros dos Maiden que tiveram cabelo curto, os Maiden
precisaram abrir sua sonoridade para músicas mais rápidas e mais
diretas, procurando focar no heavy metal que renascia mesmo que
timidamente.
O Iron Maiden foi a sensação do circuito do rock
inglês de 1978. A banda tocava sem parar havia três anos, ganhando um
tremendo número de fãs; mas mesmo assim até essa época, eles nunca
tinham gravado nada. No ano novo de 1978, a banda gravou uma das mais
famosas demo tapes da história do rock, The Soundhouse Tapes. Com apenas
três faixas, a banda vendeu todas as cinco mil cópias imediatamente, e
não distribuiu a demo novamente até 1996. Cópias da versão original são
vendidas hoje em dia por milhares de dólares. Duas das faixas da demo,
"Prowler" e "Iron Maiden", ficaram em primeiro lugar nas paradas de
metal inglesa.
Em muitas das formações antigas dos Iron Maiden,
Dave Murray era acompanhado de outro guitarrista, mas grande parte de
1977 e todo o ano de 1978, Murray foi o único guitarrista dos Maiden.
Durante o ano de 1979 a banda teve vários segundos guitarristas
sucessivos, tais como Paul Carns, Paul Todd e Tony Parsons. No fim do
ano, o baterista Doug Sampson abandonou a banda por motivos de saúde. Em
novembro de 1979, a banda assinou contrato com uma gravadora de renome,
a EMI, uma parceria que se manteve até 2013, quando a banda acabou por
assinar com a Parlophone Records (que até aquele ano pertenceu à EMI,
mas foi adquirida pela Warner Music). Pouco antes de entrar em estúdio,
Parsons foi substituído pelo guitarrista Dennis Stratton, que trouxe
Clive Burr, um amigo seu, para a bateria. Murray queria trazer Adrian
Smith para o grupo, mas ele estava ocupado tocando guitarra e cantando
com sua banda Urchin.
Iron Maiden, o primeiro álbum da banda foi
lançado em 1980 e foi um sucesso comercial e de crítica. A banda abriu
os concertos do Kiss na turnê europeia do álbum Unmasked, e também abriu
diversos concertos do Judas Priest e tocando ao lado do UFO no Reading
Festival que ocorreu naquele mesmo ano na Inglaterra. Depois da turnê do
Kiss, Dennis Stratton foi despedido da banda por questões de
criatividade e diferenças pessoais. Segundo Dennis, ele fora demitido
porque era muito influenciado pela músicas dos Eagles e também por
George Benson, não agradando Steve Harris e companhia. Segundo relatos
dados por Steve Harris, Dennis não tinha a musicalidade que a banda
procurava ao compor suas músicas, além de se negar a usar roupas como as
que os demais membros da banda usavam.
Com a saída de Dennis,
entrou na banda Adrian Smith, que trouxe uma nova melodia ao grupo. Seu
estilo meio blues meio experimental era completamente o oposto da
velocidade de Murray, o que deu um aspecto interessante à banda. As duas
guitarras se completavam, e com eles não existia a noção de guitarra
solo e guitarra base, ambos solavam e ambos tinham notoriedade na banda,
dando um aspecto harmonioso de duas conduções. Esse estilo já existia
em bandas como Wishbone Ash e The Allman Brothers Band, mas ganhou um
nível de destaque no Iron Maiden.
Em 1981, a banda lançou seu
segundo álbum, intitulado Killers, contendo os primeiros grandes
sucessos da banda. De Killers, apenas "Prodigal Son" e "Murders in the
Rue Morgue" eram canções realmente novas: as outras já haviam sido
escritas antes do lançamento do álbum de estreia. Com o aumento de sua
popularidade, eles foram introduzidos à audiência nos Estados Unidos.
Killers ficou marcado como um dos álbuns mais rápidos e pesados da
banda, e também foi o primeiro a ser produzido por Martin Birch, que
ficaria no posto pelos próximos sete álbuns, até se aposentar em 1992.
Anos Dourados, 1982-1985.
"Run
to the Hills" foi o primeiro single de The Number of The Beast e o
primeiro lançamento da banda com Bruce Dickinson. "Run To The Hills" foi
um sucesso, esteve no top dez do Reino Unido e continua a ser uma das
canções mais conhecidas da banda.
Os integrantes do Iron Maiden
nunca foram conhecidos por usarem drogas, e eram extremamente
perfeccionistas no palco e estúdio. O vocalista Paul Di'anno, por outro
lado, sempre mostrou um comportamento autodestrutivo, particularmente no
que diz respeito ao uso da cocaína, afetando consideravelmente suas
apresentações. Justamente quando a banda começava a ficar famosa nos
Estados Unidos, Dianno foi demitido dos Maiden por "não ter energia e
carisma no palco". Em 1982, a banda substituiu Dianno pelo vocalista do
Samson, Bruce Dickinson. Bruce entrou na banda, mas exigiu ficar com
cabelo comprido e disse que só iria usar as roupas que ele gostava, já
demonstrando muita atitude, traço característico de sua personalidade, o
que geraria alguns conflitos com Steve Harris anos mais tarde.
Dickinson
mostrou uma diferente interpretação das canções da banda, dando-lhes um
tom mais melódico. O álbum de estreia de Dickinson nos vocais do Maiden
foi em 1982, com The Number of the Beast. O álbum tornou-se o mais
aclamado da banda; obteve enorme sucesso comercial ao redor do mundo,
chegando ao topo das paradas musicais inglesas, e tornando-se o disco
mais vendido do grupo até hoje, com dezesseis milhões de cópias
mundialmente. Canções conhecidas do álbum incluem os singles "The Number
of the Beast" e "Run to the Hills", bem como "Hallowed Be Thy Name",
presente em todos os shows desde seu lançamento até 2012, quando a banda
parou de toca - lá na "Maiden England World Tour", e "Children of the
Damned". Pela primeira vez, a banda saiu em uma turnê mundial, visitando
os Estados Unidos, Japão e Austrália, tocando em estádios e fazendo
começar a chamada Maidenmania. Foi nessa época também que alguns grupos
religiosos começaram a acusar a banda de ter um cunho satânico,
afirmando que as letras do Iron Maiden estavam repletas de "cantos
demoníacos, invocando o demônio e vandalizando a mente da juventude".
Toda essa polêmica surgiu por causa da canção "The Number of the Beast",
pois foi justamente a alusão explícita ao número 666 que fez o single
fazer sucesso. Mas na verdade a canção foi feita a partir de um pesadelo
que o baixista Steve Harris teve após ver o filme A Profecia 2.
Nessa
mesma turnê, o produtor Martin Birch se envolveu em um acidente de
carro com alguns fãs. O reparo do carro foi uma bizarra coincidência,
contabilizado como £666, um preço que Birch se recusou a pagar, optando
pelo valor de £668.
Apesar das polêmicas, o ator Patrick McGoohan
não se importou em permitir que uma famosa frase sua da série, The
Prisoner (O Prisioneiro), da qual era o ator principal, fosse usada no
início da música de mesmo nome.
Após o sucesso de The Number of
the Beast, a banda adquiriu prestígio internacional, ganhando status de
estrelas do rock. Em dezembro de 1982, Clive Burr deixou a banda por não
conseguir acompanhar o ritmo que a banda tomava e problemas pessoais.
Nicko McBrain, que já era velho conhecido da banda, por abrir alguns
shows com sua banda Trust, foi contratado como baterista temporário,
porém Steve Harris e a banda gostaram tanto do estilo de Nicko, que o
que era para ser temporário virou definitivo.
Em janeiro de 1983,
pouco após McBrain se tornar parte da banda, o grupo viajou pela
primeira vez para as Bahamas, onde gravariam três álbuns consecutivos no
Compass Point Studios. Em março de 83 foi lançado o disco Piece of
Mind, com uma pegada mais psicodélica e instrumentos com som mais
abafado, trazendo os singles "Flight of Icarus" e "The Trooper", que
obtiveram grande sucesso na América do Norte com seus videoclipes, bem
como canções mais progressivas como "To Tame A Land" e "Quest For Fire".
O disco estreou em 3º lugar na Inglaterra e estreou na Billboard 200 em
70º lugar.
Após o sucesso de Piece of Mind e sua turnê
subsequente, a banda lançou em setembro de 1984 o disco Powerslave. O
álbum também foi sucesso de vendas, e trouxe canções que tornariam-se
favoritas dos fãs com os singles "Aces High" e "2 Minutes to Midnight",
além das longas faixas "Powerslave" e "Rime of the Ancient Mariner":
esta última foi baseada no poema homônimo de Samuel Taylor Coleridge e
contava com 13 minutos de duração, uma das maiores canções de metal
feitas na época.
A digressão de divulgação de Powerslave, chamada
World Slavery Tour, foi a maior turnê da história do Iron Maiden,
consistindo em 193 apresentações em 28 países durante mais de 13 meses,
tocando para aproximadamente 3.500.000 pessoas. Nenhuma banda havia
feito, até então, uma produção de palco tão detalhada como nesta turnê,
onde tinham-se sarcófagos, pirâmides, esfinges, pinturas até no chão e
um Eddie-múmia gigante. Muitos dos shows foram tocados noites seguidas
na mesma cidade, como os de Long Beach (Califórnia), onde o grupo fez
quatro concertos consecutivos. Os shows gravados no Long Beach Arena
renderam o VHS e LP ao vivo Live After Death, que foi aclamado pela
crítica e comercialmente, chegando ao quarto lugar nas paradas inglesas e
sendo considerado até hoje como um dos maiores álbuns ao vivo da
história do rock. O Iron Maiden fez sua primeira aparição no Brasil,
onde co - estrelou o festival Rock in Rio de 1985 para um público
estimado em 300 mil pessoas, além de também passar de forma inédita por
Portugal, onde fizeram dois shows. A exaustão gerada pela tour levou a
banda a ficar os seis meses seguintes de férias.
Experimentos, 1986-1989.
A harmonização entre as duas guitarras e o baixo "galopante" são marcas registradas da banda.
Voltando
de seu descanso, a banda optou por um estilo diferente em seu álbum de
1986, intitulado Somewhere in Time, contando, pela primeira vez na
história da banda, com baixo e guitarras sintetizados para adicionar
texturas e camadas ao som. O álbum estreou muito bem ao redor do mundo,
particularmente com o single "Wasted Years", mas notavelmente não
incluia créditos ao cantor Bruce Dickinson, cujo material não agradou o
resto da banda. Enquanto Dickinson focava em sua própria música, o
guitarrista Adrian Smith, que tipicamente colaborava com o vocalista,
estava "voltado para seus próprios negócios" e começou a escrever
canções sozinho, criando "Wasted Years", "Sea of Madness" e "Stranger in
a Strange Land", sendo que a última ficou como segundo single do disco.
Embora não seja conceitual, todas as suas músicas de Somewhere in Time
têm uma temática relacionada a viagens, longas jornadas e tempo. A turnê
Somewhere on Tour durou nove meses, com 157 shows e nova passagem por
Portugal. Foi a única turnê da banda em que não houve filmagem oficial,
por esse motivo não há muitos registros sobre essa turnê.
A
experimentação evidente de Somewhere in Time continuou no álbum
seguinte, intitulado Seventh Son of a Seventh Son, o qual foi lançado em
1988. Sendo lançado como um disco conceitual, embora que segundo
Harris, a ideia inicial não era essa, que contava a história de uma
criança que nasceu com dons sobrenaturais, baseado no romance "Seventh
Son" de Orson Scott Card, esta seria a primeira gravação da banda a
incluir teclados, tocados por Harris e Smith, opondo-se às guitarras
sintetizadas do lançamento anterior. Após suas contribuições não serem
usadas para o Somewhere in Time, Dickinson estava entusiasmado com novas
ideias que encaixaram-se neste álbum. Seventh Son of a Seventh Son
tornou-se muito popular a ponto de chegar novamente ao topo das paradas
musicais inglesas, obteve certificado de ouro nos Estados Unidos, e
todos os quatro singles do disco – "Can I Play with Madness", "The Evil
That Men Do" (ambas compostas pelo trio Smith/Dickinson/Harris), "The
Clairvoyant" e "Infinite Dreams"(ambas escritas por Harris) – chegaram
ao top 10 no UK singles chart.
Durante a tour de divulgação, o
Iron Maiden encabeçou o festival Monsters of Rock em Donington Park pela
primeira vez em 20 de agosto de 1988, tocando para o maior público da
história do festival, 107 mil pessoas. Os shows também tiveram a
presença de Kiss, David Lee Roth, Megadeth, Guns N' Roses e Helloween. A
turnê chamada Seventh Tour of a Seventh Tour durou de abril a dezembro
de 1988 e teve Guns N' Roses, Megadeth e Metallica como bandas de apoio,
contabilizando 101 shows pela América do Norte e Europa. Os shows
realizados em NEC Arena, Birmingham, foram filmados e gravados como
vídeo ao vivo nomeado Maiden England, publicado no ano seguinte como VHS
e alguns anos depois em formato de CD. Michael Kenney, técnico de baixo
de Harris, tocou teclado no decorrer desta e de todas as digressões da
banda a partir de então, além de gravar nos discos de estúdio dos anos
90. Ao final da tour, o guitarrista Adrian Smith deixou a banda com
propósito de formar sua própria banda, encerrando assim a "era de ouro"
do Iron Maiden.
Nova Fase, 1990-1993.
Janick Gers, que tocaria na carreira solo de Dickinson, se uniu à banda em 1990.
Pela
primeira vez em sete anos a banda teve de fazer uma mudança, e para o
lugar de Adrian Smith foi chamado Janick Gers, que tinha participado no
primeiro disco solo de Dickinson, Tattooed Millionaire. Em 1990 o Iron
Maiden lançou No Prayer for the Dying, gravado no Barnyard Studios, no
sítio de Steve Harris, e no estúdio móvel Rolling Stones Mobile Studio.
Esse álbum voltou com um Maiden mais pesado e cru que os do "tempo de
ouro", mas as letras foram consideradas mais fracas e simples, e a
música não parecia tão desafiadora como nos álbuns passados. O vocalista
Bruce Dickinson também começou com algumas mudanças no timbre de voz.
Mesmo com todos esses imprevistos, o álbum fez sucesso e teve diversos
compactos bastante tocados como "Holy Smoke (canção)" e "Bring Your
Daughter... to the Slaughter", canção composta por Bruce para o filme A
Nightmare on Elm Street 5: The Dream Child que se tornou o único single
do Maiden a encabeçar as paradas britânicas.
A turnê do disco
durou um ano, de setembro de 1990 a setembro de 1991, e teve 118 shows
pela América do Norte, Europa (inclusive Portugal) e Japão, antes da
banda retornar a estúdio para gravar Fear of the Dark.
Lançado em
1992, Fear of the Dark teve uma recepção melhor que No Prayer for the
Dying, indo bem nas paradas britânicas, chegando ao 1º lugar nos charts.
Os singles "Be Quick or Be Dead", "Wasting Love", e "From Here to
Eternity" foram bem-sucedidos, a canção "Fear of the Dark" se tornou uma
das mais conhecidas da banda e a canção anti-guerra "Afraid to Shoot
Strangers" permaneceu na set list por sete anos e voltou
surpreendentemente em 2012, na Maiden England World Tour. Fear of the
Dark foi o último álbum produzido por Martin Birch, que se aposentou em
seguida.
O ápice da turnê de Fear of the Dark foi em agosto de
1992, quando a banda foi convidada novamente para ser headliner do
famoso festival Monsters of Rock, realizado em Donington, na Inglaterra.
No final da apresentação do evento, o guitarrista Adrian Smith, que
havia saído da banda em 1989, subiu ao palco para execução de Running
Free. Mais tarde (1993) o concerto em Donington seria lançado no vídeo e
EP triplo Live at Donington, e em CD duplo (1998).
Mesmo com o
metal perdendo espaço para o grunge em 1992, os Maiden continuavam a
encher estádios em todo o mundo. A turnê do disco durou de junho a
novembro de 1992, com 68 shows que passaram novamente pelo Brasil.
Em
1993, após uma nova turnê para promover o álbum ao vivo A Real Live
One, Bruce Dickinson saiu do grupo para seguir sua carreira solo,
querendo explorar outras vertentes do rock. Sua despedida da banda foi
em 28 de agosto de 1993, sendo filmada pela BBC, transmitido para todo o
mundo ao vivo e lançado em vídeo com o nome de Raising Hell. Após sua
saída, foi lançado o álbum ao vivo A Real Dead One.
Era-Blaze Bayley, 1994-1998.
Blaze Bayley, ex-Wolfsbane, gravou dois álbuns com o Iron Maiden.
Para
substituir Bruce, em 1994, houve testes para escolher o novo vocalista
do Iron Maiden. O vencedor da disputa foi o até então desconhecido
vocalista da banda Wolfsbane (que chegou a abrir shows para o Maiden),
Blaze Bayley. Blaze mostrava um vocal semelhante ao de Bruce, porém um
pouco mais grave, e por isso algumas canções na banda seguiram um
aspecto sombrio para combinar com seu timbre de voz. A decisão não
agradou os fãs do Maiden, que já estavam acostumados com o vocal
marcante de Dickinson.
"Sign of the Cross" é a faixa de abertura de The X Factor, o primeiro álbum gravado com Blaze Bayley.
Após
uma parada, a banda retornou em 1995 com o álbum The X Factor. Ainda
que tenha recebido algumas críticas, o disco continuou bem nas paradas
musicais, e foi eleito como "álbum do ano" por revistas na França e
Alemanha. O baixista Steve Harris passava por sérios problemas pessoais
com seu divórcio e a morte de seu pai, o que resultou em canções
obscuras, depressivas e lentas (o álbum ainda contém quatro faixas sobre
guerras). O disco teve dois singles – "Man on the Edge" (que chegou ao
topo das paradas finlandesas) e "Lord of the Flies" – e a faixa de
abertura "Sign of the Cross"; esta tinha onze minutos de duração, cantos
gregorianos, alterações bruscas de andamento, e permaneceu no setlist
da banda pelas próximas três turnês. A turnê passou por locais nunca
visitados pelo Maiden antes como África do Sul, Israel e outros países
asiáticos, e passou novamente por Brasil e Portugal.
Em 1996
lançaram sua primeira coletânea, Best of the Beast, que incluía um novo
single, "Virus", cujas letras atacavam as críticas que a banda havia
recebido recentemente.
O Iron Maiden voltou ao estúdio e gravou o
álbum Virtual XI, lançado em 1998. O álbum, que trazia uma temática
mais moderna falando sobre a evolução da tecnologia e seu impacto na
sociedade, chegou ao posto 16 nas paradas do Reino Unido. Os singles
gerados desta gravação foram "Futureal" e "The Angel and the Gambler".
Na mesma época, Steve Harris ajudou no processo de remasterização de
toda a discografia da banda até a data, incluindo Live at Donington, que
recebeu lançamento mundial.
A fase de Bayley com o Iron Maiden
terminou em janeiro de 1999 quando ele foi convidado a retirar-se num
encontro da banda. A demissão teve como motivo o mau desempenho vocal de
Blaze durante a Virtual XI World Tour, ainda que Janick Gers tenha
afirmado que a decisão foi, em parte, porque a banda não queria forçá-lo
a cantar canções que estavam além de sua capacidade vocal.
Retorno de Dickinson e Smith, Brave New World, 1999-2002.
Enquanto
a banda procurava um substituto para Bayley, Rod Smallwood convenceu
Steve Harris a chamar Bruce Dickinson de volta para a banda. Embora
Harris tenha admitido que "não estava muito convencido disto" no início,
acabou pensando, "'Bem, se a mudança ocorrer, a quem devemos recorrer?'
A coisa é, conhecemos Bruce, sabemos de sua capacidade, e você pensa,
'Bem, é o melhor sujeito que você tem conhecimento.' Quero dizer, nós
nos demos bem profissionalmente por, tipo, onze anos, então... depois de
pensar sobre isto, eu realmente não vi problema algum."
A banda
entrou em contato com Dickinson, que concordou em voltar durante um
encontro em Brighton, em janeiro de 1999, junto ao guitarrista Adrian
Smith, que foi contatado por telefone algumas horas depois. Com a
permanência de Gers, substituto de Smith, o Iron Maiden agora era um
sexteto com três guitarristas que embarcou em uma bem-sucedida tour de
reunião. Apelidada de The Ed Hunter Tour, ocorreu simultaneamente ao
lançamento de uma nova coletânea de sucessos da banda, Ed Hunter, cujo
repertório foi escolhido com uma votação no site oficial do grupo, e
também vinha acompanhado de um jogo de computador homônimo estrelando o
mascote da banda.
Brave New World marcou a volta de Bruce Dickinson e Adrian Smith.
Uma
das principais preocupações de Dickinson ao reunir-se com o grupo era
se fariam um "álbum de verdade e não apenas um disco de retorno". Após
ter desgostado do resultado das gravações no estúdio pessoal de Harris
em sua propriedade em Essex, o Barnyard Studios, o qual fora usado nos
últimos quatro discos de estúdio do Iron Maiden, a banda gravou o novo
lançamento no Guillaume Tell Studios em Paris novembro de 1999, com o
produtor Kevin Shirley.
O disco nomeado Brave New World chegou às
lojas em maio de 2000, e teve influências de "The Wicker Man" - filme
cult britânico de 1973 - e Admirável Mundo Novo - romance escrito por
Aldous Huxley, cujo título rendeu o nome do disco e da faixa-título. O
álbum apresenta um som mais progressivo e melódico que remete ao início
da carreira do grupo, elaboradas estruturas nas canções e efeitos
orquestrais criados por teclado. Brave New World foi aclamado tanto pela
crítica quanto pelos fãs e fez o Iron Maiden voltar novamente ao topo
do mainstream do heavy metal, alcançando altas posições nas paradas
musicais mundiais e recebendo vários certificados de vendas.
A
turnê mundial de suporte ao disco consistiu em mais de 100 apresentações
que terminou em 19 de janeiro de 2001 em um show no festival Rock in
Rio, onde o Iron Maiden tocou para uma público de 250 mil pessoas.
Enquanto a performance era produzida para um lançamento em CD e DVD em
março de 2002, sob o nome Rock in Rio, a banda tomou um ano de descanso
de turnês, durante o qual eles apenas tocaram três shows consecutivos no
Brixton Academy para arrecadar fundos para ajudar o antigo baterista
Clive Burr, que tinha recentemente anunciado que fora diagnosticado com
esclerosa múltipla. A banda ainda fez outros concertos para a
instituição de caridade MS Trust Fund em 2005 e 2007; o músico acabou
falecendo em 2013.
Dance Of Death e A Matter Of Life And Death, 2003-2007.
Após
a turnê Give Me Ed... 'Til I'm Dead Tour em meados de 2003, a banda
lança o disco Dance of Death, seu décimo terceiro álbum de estúdio, que
obteve sucesso crítico e comercial. Produzido por Kevin Shirley, agora
produtor regular da banda, muitos críticos também sentiram que esse
lançamento assemelhava-se a álbuns antigos como Killers, Piece of Mind e
The Number of the Beast. Tanto Brave New World quanto Dance of Death
foram considerados pelo site Metal-Rules.com como os melhores álbuns de
Metal de 2000 e 2003, respectivamente. Como sempre, referências
históricas e literárias marcaram presença, com "Montségur" falando
particularmente da conquista da fortaleza dos Cátaros em 1244, e
"Paschendale" relatando a significante batalha que ocorreu durante a
Primeira Guerra. Durante a turnê de promoção, a performance da banda em
Westfalenhalle, em Dortmund, Alemanha, foi gravada e lançada em agosto
de 2005 como CD e DVD ao vivo intitulado Death on the Road.
Nicko McBrain escreveu sua primeira canção para o Maiden no álbum Dance of Death (2003).
Em
2005, o Maiden anunciou a tour Eddie Rips Up the World, baseando-se em
seu DVD de 2004 intitulado The History of Iron Maiden – Part 1: The
Early Days, que contém apenas material de seus quatro primeiros álbuns.
Como parte dessa celebração dos primeiros anos de carreira, "The Number
of the Beast" foi novamente lançada como single e chegou ao terceiro
lugar do UK Chart. A tour incluiu muitos shows como atração principal em
estádios, valendo destaque para a performance do Ullevi Stadium na
Suécia para uma audiência de aproximadamente 60 mil pessoas. Esse
concerto também foi transmitido ao vivo para TVs via satélite para toda a
Europa para cerca de 60 milhões de espectadores. Após essa leva de
shows europeus, a banda co-estrelou o festival americano Ozzfest,
juntamente ao Black Sabbath. A banda completou a digressão encabeçando o
Reading and Leeds Festival entre 26 e 28 de agosto, e o RDS Stadium na
Irlanda em 31 de agosto. Pela segunda vez, eles fizeram um show de
caridade para o The Clive Burr MS Trust Fund, desta vez no Hammersmith
Apollo. No mesmo ano, a banda foi introduzida a Hollywood RockWalk em
Sunset Boulevard, Los Angeles.
No fim de 2005, o Iron Maiden
começou a trabalhar em A Matter of Life and Death, seu décimo quarto
disco de estúdio, lançado em agosto de 2006. O álbum reforça
intensamente o som mais progressivo do grupo e, apesar de não ser um
álbum conceitual, tem guerra e religião como temas recorrentes em quase
todas as letras, bem como na arte de capa. O lançamento foi outro
sucesso crítico e comercial da banda, levando-a ao top 10 da Billboard
200 pela primeira vez e recebendo o título de Álbum do Ano pela revista
Classic Rock. A Kerrang! deu cinco estrelas em sua avaliação para o
disco e elegeu o Iron Maiden como banda mais importante nos 25 anos de
existência da revista.Na turnê de divulgação em 2006, a banda tocou
todas as canções do disco, fato inédito em sua carreira.
A
segunda parte da "A Matter of Life and Death Tour", realizada em 2007,
foi apelidada de "A Matter of the Beast" para celebrar o 25º aniversário
do álbum The Number of the Beast, e incluiu performance em vários dos
maiores festivais de música do mundo. A tour iniciou-se no Oriente Médio
com o primeiro show da banda em Dubai no Dubai Desert Rock Festival, e
depois tocaram para mais de 30 mil presentes no Bangalore Palace
Grounds, marcando o primeiro concerto de uma grande banda de heavy metal
no subcontinente indiano. Em junho, o grupo tocou em um punhado de
países europeus, valendo destaque apara o show no Download Festival,
quarta vez em que encabeçaram um festival em Donington Park, para
aproximadamente 80 mil pessoas. Em 24 de junho, a turne teve fim em uma
apresentação no Brixton Academy em Londres, novamente arrecadando fundos
para o The Clive Burr MS Trust fund.
Somewhere Back In Time World Tour e Flight 666, 2007-2009.
Em
5 de setembro de 2007 a banda anuncia a próxima turnê chamada Somewhere
Back In Time World Tour, coincidindo com o lançamento em DVD do Live
After Death. A tour representava uma volta ao passado onde o repertório
consistia apenas em canções dos anos 1980 (além de "Fear of the Dark"),
dando ênfase ao álbum Powerslave, inclusive no cenário dos palcos. Esta
seria a primeira vez que a banda tocaria a canção "Rime of the Ancient
Mariner" desde 1985.
Em fevereiro de 2008 inicia-se a primeira
parte da Somewhere Back in Time World Tour que começou na Índia,
consistindo em 24 concertos em 21 cidades, atravessando aproximadamente
80000 km a bordo do avião "Ed Force One" (um Boeing 757 customizado
pilotado por Bruce Dickinson). Eles marcaram presença pela primeira vez
na Costa Rica e na Colômbia, e voltaram à Austrália e Porto Rico, onde
já não tocavam desde 1992.
A turnê levou ao lançamento de uma
nova coletânea, intitulada Somewhere Back in Time, que incluiu uma
seleção de faixas que variavam desde seu álbum de estreia de 1980 até o
Seventh Son of a Seventh Son de 1988, bem como várias versões ao vivo
retiradas do Live After Death. Após alguns meses, a banda executou
numerosos shows no Canadá e Estados Unidos durante maio e junho.
A
segunda parte da digressão ocorreu entre fevereiro e março de 2009, com
a banda, novamente, usando o "Ed Force One". Nesta fase eles estrearam
no Peru e no Equador e retornaram à Venezuela e Nova Zelândia após 17
anos. O Maiden fez outro show na Índia (o terceiro no país num período
de 2 anos) no festival Rock in India para uma plateia de 20 mil pessoas.
No concerto realizado em 15 de março no Autódromo de Interlagos em São
Paulo, Dickinson anunciou no palco que era o maior concerto fora de um
festival realizado em toda a carreira deles, com um público estimado em
63 mil espectadores. A tour teve seu fim na Flórida em 2 de abril após a
banda fazer uma pausa. Ao todo, foi informado que o Iron Maiden havia
tocado para mais de 2 milhões de pessoas pelo mundo durante os dois
anos.
No BRIT Awards de 2009, o Iron Maiden recebeu um prêmio na
categoria "Melhor banda britânica ao vivo". Com votação do público,
dizem que a banda venceu com ampla vantagem de votos.
Em 20 de
janeiro de 2009, a banda anunciou que eles iriam lançar um
filme-documentário completo em alguns cinemas em 21 de abril de 2009.
Intitulado Iron Maiden: Flight 666, foi filmado durante a primeira parte
da Somewhere Back in Time World Tour entre fevereiro e março de 2008.
Flight 666 foi co-produzido pela Banger Productions e foi distribuído
nos cinemas pela Arts Alliance Media e EMI, com sub-distribuição da
D&E Entertainment nos Estados Unidos. O filme foi lançado nos
formatos Blu-ray, DVD e CD em maio e junho, encabeçando as paradas
musicais de DVD em 22 países e recebendo inúmeros certificados de
vendas.
The Final Frontier e Maiden England World Tour, 2010-2014.
Em
5 de junho de 2010, o site oficial da banda revelou capa, data de
lançamento e faixas do álbum The Final Frontier, bem como disponibilizou
a faixa "El Dorado" para download. 4 dias depois, iniciaram uma turnê
mundial para promoção do álbum, The Final Frontier World Tour em Dallas,
Estados Unidos. A turnê passou em 2011 pelo Brasil e por Portugal.
The
Final Frontier foi lançado em agosto de 2010, e estreou no topo das
paradas de 28 países. O álbum marcou um retorno da banda ao Compass
Point Studios para as gravações.
Amostra de "El Dorado", música
escolhida como único single do álbum The Final Frontier. A canção ganhou
um Grammy Award, por Melhor Performance Metal de 2011.
Após
concluída a turnê, a banda lançou um DVD com a apresentação no Estadio
Nacional de Chile em 10 de Abril de 2011, em Santiago, com o título En
Vivo!, em 26 de Março de 2012. Além do show, o DVD conta também com um
documentário contando os bastidores da tour, o clipe promocional e o
making of de "Satellite 15...The Final Frontier" e um vídeo da
introdução dos shows.
Em 2012 a banda iniciou a Maiden England
World Tour, pela qual fizeram uma digressão com nome e repertório
baseados no vídeo Maiden England, de 1989. Inicialmente a turnê passou
somente pela América do Norte, mas no ano seguinte eles foram à Europa e
América do Sul.
No início de 2013, Steve Harris fez uma pequena
tour europeia com sua banda solo para divulgar seu álbum British Lion.
Em setembro de 2013 o Iron Maiden apresentou-se no Rock in Rio V como
atração principal na última noite do evento,marcando sua terceira
participação na história do festival. Ainda como parte da Maiden England
World Tour, a banda fez a última parte da digressão em meados de 2014
pela Europa, totalizando exatos 100 shows pelo mundo.
The Book Of Souls, Live Chapter, 2014-2017.
Em
setembro de 2014, Nicko McBrain e Adrian Smith foram filmados enquanto
assistiam a Copa Davis de tênis em Paris, o que levava a crerem que a
banda estava na França compondo um novo disco, já que este tem sido um
costume deles em seus últimos lançamentos.
Logo do início de
2015, foi divulgada a notícia que Bruce Dickinson tinha sido acometido
por um câncer na língua, mas que já havia iniciado o tratamento, com
fortes expectativas de cura pelos médicos. Em fevereiro de 2015, Nicko
McBrain, em entrevista à rádio 98.7 The Gater, revelou que a banda já
havia composto e gravado o novo álbum e que ele "já está pronto para
sair", mas que seguraram o seu lançamento devido à doença de Bruce
Dickinson. Em maio, o vocalista foi declarado totalmente livre da doença
pelos especialistas.
Em 18 de junho de 2015, o Iron Maiden
anunciou oficialmente seu décimo sexto disco de estúdio, chamado The
Book of Souls. O álbum, que conta com onze composições distribuídas em
disco duplo, foi lançado em 4 de setembro de 2015 via Parlophone
Records, gravadora com a qual a banda assinou após o fim da EMI Music em
2013. Desta vez a capa do CD foi desenhada por Mark Wilkinson, que já
havia contribuído anteriormente com as capas do Live at Donington e do
Best of the 'B' Sides.
The Book of Souls obteve maior sucesso
crítico e comercial que seu antecessor, The Final Frontier, vendendo
cerca de 60 mil cópias na Inglaterra na primeira semana e tornando-se o
quinto álbum da banda a chegar ao topo das paradas musicais britânicas.
Uma turnê mundial de promoção ao disco foi iniciada em fevereiro de 2016
com datas marcadas para todos os continentes, na qual realizaram seus
primeiros shows na China, em El Salvador e Lituânia. A digressão conta
novamente com Dickinson pilotando o avião de viagens da banda, que agora
é um Boeing 747-400. Em setembro de 2016 foram anunciados novos shows
para 2017 como parte da mesmo tour.
Covid 19 & Senjutsu, 2020-2022.
A pandemia de COVID-19 forçou o reagendamento de quase um milhão de ingressos em 2020, 2021 e 2022. Em outubro de 2020, a banda anunciou que lançaria um álbum ao vivo da Legacy of the Beast World Tour chamado Nights of the Dead, Legacy of the Beast: Live in Mexico City. O álbum duplo de foi gravado durante três shows no Palacio de los Deportes da Cidade do México para um público combinado de mais de 70.000 pessoas.
Em 15 de julho de 2021, o Iron Maiden lançou um vídeo para sua primeira música em seis anos, "The Writing on the Wall", que foi dirigido por Nicos Livesey. Quatro dias depois, a banda anunciou que seu décimo sétimo álbum de estúdio, Senjutsu, seria lançado em 3 de setembro de 2021. Senjutsu finalmente alcançou o topo das listas de mais vendidos em 27 países, mas foi o primeiro álbum da banda em quinze anos a não alcançar o número um nas paradas do Reino Unido, embora tenha liderado as paradas de singles e álbuns de rock e metal do Reino Unido. No total, Senjutsu alcançou o top três em 55 países e o top cinco em 63 países.
Turnês e despedida de Nicko McBrain, 2023-atualmente.
Em 1 de fevereiro de 2023, a banda recebeu sua segunda indicação para o Rock and Roll Hall of Fame. A banda iniciou sua 25ª turnê global, The Future Past World Tour, com um show em Ljubljana em maio de 2023. Em 6 de outubro, a banda se apresentou no festival Power Trip, que atraiu quase 100.000 pessoas.
Ao longo da turnê mundial de 2023–24, o Iron Maiden fez 81 shows para quase dois milhões de fãs. Após a conclusão da turnê em São Paulo em dezembro de 2024, McBrain se aposentou das turnês, mas ainda permaneceria como membro do Iron Maiden e estaria envolvido com vários projetos futuros relacionados à banda no estúdio. No dia seguinte, foi anunciado que Simon Dawson seria seu substituto em turnês futuras.
Em 19 de setembro de 2024, a banda anunciou sua 26ª turnê global, Run For Your Lives World Tour, que está programada para começar em maio de 2025, para comemorar o 50º aniversário da banda e deve se concentrar nos primeiros nove álbuns de estúdio da banda.
Estilo Musical e Letras.
As
letras das músicas da banda são baseadas geralmente em literatura
("Brave New World" é baseada em Admirável Mundo Novo, "Flight of Icarus"
no mito de Ícaro, "Rime of the Ancient Mariner" no poema homônimo,
"Phantom of the Opera" no romance homônimo, "Sign of the Cross" é
baseada no romance O Nome da Rosa), cinema ("Where Eagles Dare" vem de
Desafio das Águias, "The Wicker Man" de O Homem de Palha e "Out of the
Silent Planet" de O Planeta Proibido) em acontecimentos e pessoas
históricas ("Powerslave" é baseada nos Faraós, "Alexander the Great" na
vida de "Alexandre, o Grande"), em batalhas históricas ("Run to the
Hills" na guerra dos colonos americanos com os Sioux, "The Trooper" na
Batalha de Balaclava, "Paschendale" na Terceira Batalha de Ypres durante
a Primeira Guerra Mundial, "Aces High" é baseada no discurso de Winston
Churchill e na Batalha da Grã-Bretanha e "The Longest Day" é baseada no
Dia D, ambos acontecimentos ocorridos durante a Segunda Guerra
Mundial), "2 Minutes to Midnight" é uma canção de protesto sobre uma
guerra nuclear — o título da música faz referência ao Doomsday Clock, o
relógio simbólico usado pelo Bulletin of the Atomic Scientists, que
representa uma contagem regressiva para uma potencial catástrofe global.
"Afraid to Shoot Strangers" é baseada no ponto de vista de um soldado
na Guerra do Golfo.
Steve Harris, baixista do Iron Maiden e o
principal compositor, afirmou que suas influências vem de Black
Sabbath, Deep Purple, Led Zeppelin, Uriah Heep, Pink Floyd, Genesis,
Yes, Jethro Tull, Thin Lizzy, UFO e Wishbone Ash. Em 2010, Harris disse:
"Eu acho que se qualquer um quiser entender o que significa a base do
som do Maiden, especialmente as harmonias de guitarra, deve conhecer
bandas como Genesis e Jethro Tull. Depois você combina tudo com riffs
pesados e velocidade, e então você chega lá". Em 2004, ele explicou que o
"peso" da banda foi inspirado por "Black Sabbath e Deep Purple com uma
pitada de Zeppelin." E, acima de tudo, Harris desenvolveu seu próprio
estilo de tocar, o qual o guitarrista Janick Gers descreve que "é como
com uma guitarra base", citando que é responsável pelo estilo galopante
do ritmo das músicas, evidenciado em canções como "The Trooper" e "Run
to the Hills".
Cada um dos guitarristas da banda, Dave Murray,
Adrian Smith e Janick Gers, tem suas próprias influências individuais e
um estilo de tocar. Dave Murray é conhecido por sua técnica legato, a
qual ele alega ter desenvolvido naturalmente: "Eu ouvia Jimi Hendrix
usando legato quando eu era jovem, e eu gostei daquele som." Afirmando
que fora "mais inspirado pelo blues do que pelo metal", Adrian Smith foi
influenciado por Johnny Winter e Pat Travers, levando-o a ser um
guitarrista "mais melódico". Janick Gers, por outro lado, prefere um
estilo mais improvisado, fortemente inspirado por Ritchie Blackmore, o
qual ele afirma contrastar com o som "rítmico" de Smith.
O cantor
Bruce Dickinson, que tipicamente colabora com o guitarrista Adrian
Smith, tem um estilo vocal operístico, inspirado por Arthur Brown, Peter
Hammill, Ian Anderson e Ian Gillan, e é usualmente considerado um dos
melhores vocalistas de heavy metal de todos os tempos.
Embora
Nicko McBrain tenha recebido apenas créditos por apenas uma música, no
álbum Dance of Death, Harris frequentemente consulta-o enquanto está
desenvolvendo novas canções. Adrian smith comentou: "Steve adora tocar
com ele. [Eles] costumam trabalhar por horas com suas bases de baixo e
bateria.
No decorrer de sua carreira, o estilo da banda
permaneceu praticamente intacto, com exceção das guitarras sintetizadas
inseridas em Somewhere in Time (1986), o teclado usado em Seventh Son of
a Seventh Son (1988), e a tentativa de retorno a uma produção mais
"crua" com o disco No Prayer for the Dying em 1990. Nos anos recentes,
entretanto, a banda começou a abordar elementos mais progressivos em
suas canções, o que Steve Harris descreve como "não tão progressivo no
sentido moderno, como Dream Theater, mas parecido como era nos anos
1970". De acordo com Harris, Seventh Son of a Seventh Son foi o primeiro
álbum da banda "mais progressivo", enquanto eles apenas entrariam de
cabeça no estilo com The X Factor (1995), o qual ele afirma que é "uma
extensão do 'Seventh Son', no sentido dos elementos progressivos criados
nele". O desenvolvimento contrasta com o som cru e pouco polido do
início da carreira do Iron Maiden, que o Allmusic afirma que "era
claramente uma reinterpretação dos elementos de punk rock", embora
Harris negue isso.
Imagem e Legado.
O
Iron Maiden ficou na posição 24 no ranking dos "100 Melhores Artistas
de Hard Rock" do canal VH1, na 4ª posição das "10 Maiores Bandas de
Heavy Metal de Todos os Tempos", segundo a MTV, e em nº3 na lista "Top
20 Bandas de Metal" do VH1 Classic. A banda também recebeu em 2002 um
Prêmio Ivor Novello por seu sucesso internacional e foi adicionada à
Calçada da Fama de Hollywood quando estavam em turnê pelos EUA em 2005.
A
banda frequentemente usa o slogan "Up the Irons" nos encartes de seus
discos e vende vários conteúdos oficiais, como camisetas, contendo a
frase que fora inspirada no lema "Up the Hammers", usado pelos fãs do
clube inglês West Ham United, do qual o baixista Steve Harris é torcedor
fanático (possui, há décadas, um adesivo do clube em um de seus
baixos).
O mascote Eddie the Head é uma figura fixa nas capas de
ficção e terror criadas pela banda, bem como em cenários de shows.
Originalmente era uma máscara incorporada nos equipamentos dos palcos, a
qual expelia sangue falso durante os shows, que acabaria sendo
transformada em um personagem presente na capa do disco de estreia dos
britânicos, desenhada por Derek Riggs. Eddie foi desenhado
exclusivamente por Riggs até 1992, época na qual a banda começou a
contratar vários artistas diferentes, incluindo Melvyn Grant. Eddie
também faz-se presente no jogo eletrônico de tiro da banda chamado Ed
Hunter, bem como em numerosas camisas, pôsteres e outros produtos
oficiais do grupo. Em 2008, ele foi premiado com o "Icon Award" no Metal
Hammer Golden Gods, enquanto o Gibson.com descreve-o como "o ícone de
metal mais reconhecível no mundo e também um dos mais versáteis".
O
distinto logotipo do Iron Maiden está presente em todas as capas de
lançamentos da banda desde o EP The Soundhouse Tapes de 1979. A fonte
tem origem no pôster de Vic Fair desenhado para o filme de ficção
científica The Man Who Fell to Earth de 1976, também usada por Gordon
Giltrap, embora Steve Harris afirme que ele próprio desenhou-o,
utilizando suas habilidades como desenhista arquitetônico.
Influência em Outros artistas.
De
acordo com a Guitar World, a música do Iron Maiden "influenciou
gerações de novas bandas de metal, desde antigas como o Metallica até
atuais como o Avenged Sevenfold", com o baterista Lars Ulrich do
Metallica comentando que ele "sempre teve um grande respeito e admiração
por eles". Kerry King, do Slayer, afirmou que "eles significavam muito
para mim no meu início de carreira" e Scott Ian do Anthrax disse que
"eles causaram um grande impacto na minha vida".
M. Shadows do
Avenged Sevenfold declarou que o Iron Maiden "é de longe a melhor banda
ao vivo no mundo e sua música é atemporal", enquanto o cantor Matt Heafy
do Trivium comentou que "sem o Iron Maiden, o Trivium não existiria". O
frontman do Slipknot, Corey Taylor, disse que "Steve Harris faz mais
com quatro dedos do que qualquer um que eu tenha visto. E Bruce
Dickinson? Cara! Para mim, ele é um cantor quintessencial do heavy metal
old - school. Ele pode atingir notas que são absurdas, além de ser um
grande showman. Tudo neles me fez ser um fã. E não tem um cara que eu
conheci que não tenha tentando desenhar o Eddie em seus livros
escolares". Ademais, sua música também ajudou Jesper Strömblad do In
Flames a formar o gênero melodic death metal, o qual declarou que queria
combinar death metal com os sons melódicos de guitarras do Iron Maiden.
Outros
artistas de heavy metal também citam a banda como influência, incluindo
Chris Jericho, cantor do Fozzy, Cam Pipes, vocalista do 3 Inches of
Blood, Vitaly Dubinin, baixista do Aria, e Mikael Åkerfeldt, guitarrista
e cantor do Opeth. Os antigos e atuais membros do Dream Theater, John
Petrucci, John Myung e Mike Portnoy, também já disseram ter o Iron
Maiden como uma de suas maiores influências quando a banda foi formada.
Menções na Mídia.
O
nome da banda já foi mencionado em muitas canções, como nos singles
"Teenage Dirtbag" do Wheatus, "Back to the 80's" do grupo de dance-pop
dinamarquês Aqua e em "Fat Lip" do Sum 41. O Iron Maiden também foi
citado nas músicas "Heart Songs" do Weezer (do álbum auto-intitulado, de
2008), "Psycho Joe" do Blues Traveler (do álbum Straight on till
Morning, de 1997) e em "Eddie, Bruce and Paul" do NOFX (do álbum
Coaster, de 2009), a qual o Sputnikmusic descreve como "uma explicação
bem-humorada da saída de Paul Di'Anno". A banda sueca de power metal
Sabaton também fez referência ao grupo britânico em suas canções "Metal
Machine", "Metal Crue" e "Metal Ripper", com as primeiras mencionando
várias canções do Iron Maiden ("Fear of the Dark" e "Afraid to Shoot
Strangers"), e a última incluindo letras de "The Number of the Beast".
Em
2008, a Kerrang! lançou um álbum intitulado Maiden Heaven: A Tribute to
Iron Maiden, composto por covers de músicas do Iron Maiden tocadas por
artistas como Metallica, Machine Head, Dream Theater, Trivium, Coheed
and Cambria, Avenged Sevenfold e outros que foram influenciados
diretamente pelo Iron Maiden durante suas carreiras. Em 2010, o Maiden
uniteD, uma banda-tributo acústico que consiste nos membros de Ayreon,
Threshold e Within Temptation, lançaram Mind the Acoustic Pieces, uma
reinterpretação do álbum Piece of Mind completo. Existem ainda vários
outros discos cover do Iron Maiden (com participação de vários
artistas), incluindo homenagens de piano, electro, quartetos de
violinistas e hip-hop.
As canções da banda já foram utilizadas na
trilha sonora de diversos videogames, incluindo Carmageddon 2, Grand
Theft Auto: Vice City, Grand Theft Auto IV: The Lost and Damned, Tony
Hawk's Pro Skater 4, SSX on Tour e Madden NFL 10. Elas também aparecem
nas séries de jogos musicais, Rock Band, Guitar Hero e Guitar Flash. As
música do Iron Maiden também já apareceram em filmes, como Phenomena e
Murder by Numbers; por sua vez, o desenho animado Beavis and Butt-head
da MTV já comentou positivamente vários clipes da banda.
Bill
Forster, autor dos brinquedos Transformers, é um fã confesso do Iron
Maiden e fez diversas referencias à banda, incluindo letras de músicas e
a frase "Up the Irons" em seus livros, como nas séries The Ark e The
AllSpark Almanac.
Acusações de Referências Satânicas.
Em
1982, a banda lançou um de seus mais populares, controversos e
aclamados álbuns, The Number of the Beast. A capa e a faixa-título
levaram grupos cristãos dos Estados Unidos a acusarem a banda de ser
satanista, encorajando as pessoas a destruir cópias do lançamento. O
empresário da banda, Rod Smallwood, comentou posteriormente que os
cristãos inicialmente queimavam as gravações, mas depois decidiram
destruir eles próprios usando martelos com medo de inalar a fumaça dos
vinis em chamas. Porém, as acusações não restringiram-se apenas aos EUA;
organizações religiosas esforçaram-se para impedir que a banda se
apresentasse no Chile em 1992.
Em contramão das acusações, a
banda sempre negou a ideia de serem satanistas, com o vocalista Bruce
Dickinson afirmando isso em pleno palco, como pode ser visto no vídeo
Live After Death. Desde então, Steve Harris comentou que "Foi uma coisa
maluca. Eles perderam a noção completamente. Eles obviamente não leram
as letras. Apenas queriam que todos acreditassem que fôssemos
satanistas." Harris também já afirmou que a canção "The Number of the
Beast" foi inspirada em um pesadelo que ele teve após assistir o filme
Damien: Omen II, e também foi influenciado por Tam o' Shanter de Robert
Burns. Para além disto, o baterista Nicko McBrain é batizado como
cristão desde 1999.
Ed Force One.
Para
a turnê Somewhere Back in Time World Tour em 2008 e 2009, o Iron Maiden
contratou o Boeing 757 da Astraeus Airlines como transporte. O avião
foi convertido em uma combinação mista, a qual possibilitava carregar a
banda, sua equipe e os equipamentos de palco, e também permitindo ao
grupo tocar em países os quais anteriormente eram considerados
logisticamente inacessíveis. O avião foi repintado com uma temática do
Iron Maiden, o qual a companhia decidiu manter depois de receber
feedback positivo de clientes. A aeronave, nomeada "Ed Force One" após
uma enquete no site oficial da banda, foi pilotada por Bruce Dickinson,
visto que o cantor também é piloto em voos comerciais da Astraeus, e
ganhou bastante destaque no premiado documentário Iron Maiden: Flight
666, o qual foi lançado em cinema de 42 países em abril de 2009.
Um
avião diferente foi usado na The Final Frontier World Tour em 2011 com
uma pintura alterada, adotando a arte do álbum The Final Frontier, e
aparece várias vezes no documentário "Behind the Beast" de 2012. Para a
turnê The Book of Souls World Tour de 2016, o grupo resolveu usar um
Boeing 747-400 que era da Air France, fornecido pela Air Atlanta
Icelandic e customizado pela Volga-Dnepr Gulf, o qual disponibilizava
mais espaço sem precisar converter tanto a aeronave para carregar os
equipamentos. Texto: Wikipédia. Site Oficial.
02. Invasion (3:11)
03. Prowler (4:20)
02. Remember Tomorrow (5:28)
03. Running Free (3:17)
04. Phantom Of The Opera (7:21)
05. Transylvania (4:05)
06. Strange World (5:46)
07. Charlotte The Harlot (4:13)
02. Phantom Of The Opera (7:12)
03. Drifter (8:16)
04. Women In Uniform (3:08)
Opção 1. Opção 2.
02. Wrathchild (2:55)
03. Murders In The Rue Morgue (4:18)
04. Another Life (3:24)
05. Genghis Khan (3:07)
06. Innocent Exile (3:52)
07. Killers (5:01)
08. Prodigal Son (6:12)
09. Purgatory (3:20)
10. Drifter (4:49)
02. Remember Tomorrow (5:43)
03. Wrathchild (2:53)
04. Killers (4:44)
05. Innocent Exile (4:13)
02. Children Of The Damned (4:35)
03. The Prisoner (6:02)
04. 22, Acacia Avenue (6:36)
05. The Number Of The Beast (4:51)
06. Run To The Hills (3:53)
07. Gangland (3:49)
08. Hallowed Be Thy Name (7:12)
02. Revelations (6:49)
03. Flight Of Icarus (3:50)
04. Die With Your Boots On (5:26)
05. The Trooper (4:12)
06. Still Life (4:56)
07. Quest For Fire (3:42)
08. Sun And Steel (3:27)
09. To Tame A Land (7:26)
02. 2 Minutes To Midnight (6:04)
03. Losfer Words (Big 'Orra) (4:15)
04. Flash Of The Blade (4:06)
05. The Duellists (6:07)
06. Back In The Village (5:03)
07. Powerslave (7:11)
08. Rime Of The Ancient Mariner (13:40)
02. 2 Minutes To Midnight (6:08)
03. The Trooper (4:27)
04. Revelations (6:12)
05. Flight Of Icarus (3:50)
06. Rime Of The Ancient Mariner (13:10)
07. Powerslave (7:35)
08. The Number Of The Beast (4:35)
09. Hallowed Be Thy Name (7:30)
10. Iron Maiden (4:23)
11. Run To The Hills (3:52)
12. Running Free (3:25)
02. Wasted Years (5:08)
03. Sea Of Madness (5:42)
04. Heaven Can Wait (7:21)
05. The Loneliness Of The Long Distance Runner (6:31)
06. Stranger In A Strange Land (5:45)
07. Deja-Vu (4:56)
08. Alexander The Great (8:36)
02. Infinite Dreams (6:09)
03. Can I Play With Madness (3:31)
04. The Evil That Men Do (4:34)
05. Seventh Son Of A Seventh Son (9:54)
06. The Prophecy (5:05)
07. The Clairvoyant (4:27)
08. Only The Good Die Young (4:41)
02. Holy Smoke (3:49)
03. No Prayer For The Dying (4:23)
04. Public Enema Number One (4:14)
05. Fates Warning (4:11)
06. The Assassin (4:18)
07. Run Silent Run Deep (4:34)
08. Hooks In You (4:07)
09. Bring Your Daughter... To The Slaughter (4:44)
10. Mother Russia (5:31)
02. Burning Ambition (2:42)
03. Sanctuary (3:15)
04. Drifter (Live) (6:04)
05. I've Got The Fire (Live) (3:15)
06. Listen With Nicko! Part I (9:30)
02. Invasion (2:39)
03. Phantom Of The Opera (Live) (7:12)
04. Twilight Zone (2:35)
05. Wrathchild (2:56)
06. Listen With Nicko! Part II (8:02)
02. Genghis Khan (3:10)
03. Running Free (Live) (3:10)
04. Remember Tomorrow (Live) (5:47)
05. Killers (Live) (4:52)
06. Innocent Exile (Live) (4:02)
07. Listen With Nicko! Part III (7:43)
02. Total Eclipse (4:29)
03. The Number Of The Beast (4:52)
04. Remember Tomorrow (Live) (5:28)
05. Listen With Nicko! Part IV (8:23)
02. I’ve Got The Fire (2:40)
03. The Trooper (4:15)
04. Cross-Eyed Mary (3:55)
05. Listen With Nicko! Part V (9:50)
02. Rainbow's Gold (4:57)
03. Mission From 'Arry (6:43)
04. Aces High (4:33)
05. King Of Twilight (4:53)
06. The Number Of The Beast (Live) (4:59)
07. Listen With Nicko! Part VI (9:45)
02. Sanctuary (Live) (4:41)
03. Murders In The Rue Morgue (Live) (4:33)
04. Run To The Hills (Live) (4:07)
05. Phantom Of The Opera (Live) (7:28)
06. Losfer Words (Big 'Orra) (Live) (4:15)
07. Listen With Nicko! Part VII (11:54)
02. Reach Out (3:31)
03. Sheriff Of Huddersfield (3:35)
04. Stranger In A Strange Land (5:45)
05. That Girl (5:05)
06. Juanita (3:47)
07. Listen With Nicko! Part VIII (12:20)
02. Black Bart Blues (6:41)
03. Massacre (2:54)
04. The Evil That Men Do (4:35)
05. Prowler '88 (4:07)
06. Charlotte The Harlot '88 (4:11)
07. Listen With Nicko! Part IX (10:47)
02. The Prisoner (Live) (6:08)
03. Heaven Can Wait (Live) (7:10)
04. Infinite Dreams (Live) (6:03)
05. Killers (Live) (5:02)
06. Still Life (Live) (4:39)
07. Listen With Nicko! Part X (11:19)
02. From Here To Eternity (3:38)
03. Afraid To Shoot Strangers (6:56)
04. Fear Is The Key (5:35)
05. Childhood's End (4:41)
06. Wasting Love (5:51)
07. The Fugitive (4:54)
08. Chains Of Misery (3:37)
09. The Apparition (3:55)
10. Judas Be My Guide (3:09)
11. Weekend Warrior (5:40)
12. Fear Of The Dark (7:17)
02. From Here To Eternity (4:20)
03. Can I Play With Madness (4:42)
04. Wasting Love (5:48)
05. Tailgunner (4:09)
06. The Evil That Men Do (5:26)
07. Afraid To Shoot Strangers (6:48)
08. Bring Your Daughter... To The Slaughter (5:18)
09. Heaven Can Wait (7:29)
10. The Clairvoyant (4:30)
11. Fear Of The Dark (7:11)
02. The Trooper (3:55)
03. Prowler (4:16)
04. Transylvania (4:26)
05. Remember Tomorrow (5:53)
06. Where Eagles Dare (4:49)
07. Sanctuary (4:53)
08. Running Free (3:49)
09. Run To The Hills (3:58)
10. 2 Minutes To Midnight (5:37)
11. Iron Maiden (5:25)
12. Hallowed Be Thy Name (7:52)
02. The Number Of The Beast (4:54)
03. Wrathchild (2:54)
04. From Here To Eternity (4:44)
05. Can I Play With Madness (3:33)
06. Wasting Love (5:37)
07. Tailgunner (4:08)
08. The Evil That Men Do (7:58)
09. Afraid To Shoot Strangers (6:52)
10. Fear Of The Dark (7:11)
02. The Clairvoyant (4:22)
03. Heaven Can Wait (7:20)
04. Run To The Hills (3:56)
05. 2 Minutes To Midnight (5:38)
06. Iron Maiden (8:15)
07. Hallowed Be Thy Name (7:28)
08. The Trooper (3:53)
09. Sanctuary (5:18)
10. Running Free (7:54)
02. Lord Of The Flies (5:04)
03. Man On The Edge (4:13)
04. Fortunes Of War (7:24)
05. Look For The Truth (5:10)
06. The Aftermath (6:21)
07. Judgement Of Heaven (5:12)
08. Blood On The World's Hands (5:58)
09. The Edge Of Darkness (6:39)
10. 2 A.M. (5:38)
11. The Unbeliever (8:10)
CD 2: Bonus.
01. Justice Of The Peace (3:35)
02. I Live My Way (3:49)
03. Judgement Day (4:03)
01. Virus (6:13)
02. Sign Of The Cross (11:17)
03. Man On The Edge (4:13)
04. Afraid To Shoot Strangers (Live) (6:50)
05. Be Quick Or Be Dead (3:24)
06. Fear Of The Dark (Live) (7:24)
07. Bring Your Daughter... To The Slaughter (4:45)
08. Holy Smoke (3:50)
09. The Clairvoyant (4:28)
10. Can I Play With Madness (3:32)
11. The Evil That Men Do (4:35)
12. Heaven Can Wait (7:22)
13. Wasted Years (5:08)
CD 2.
01. Rime Of The Ancient Mariner (Live) (13:27)
02. Running Free (Live) (3:29)
03. 2 Minutes To Midnight (6:05)
04. Aces High (4:32)
05. Where Eagles Dare (6:14)
06. The Trooper (4:15)
07. The Number Of The Beast (4:54)
08. Run To The Hills (3:56)
09. Hallowed Be Thy Name (7:15)
10. Wrathchild (2:57)
11. Phantom Of The Opera (7:12)
12. Sanctuary (3:16)
13. Strange World (5:25)
14. Iron Maiden (4:02)
Opção 1. Opção 2.
01. Futureal (2:56)
02. The Angel And The Gambler (9:53)
03. Lightning Strikes Twice (4:50)
04. The Clansman (9:00)
05. When Two Worlds Collide (6:17)
06. The Educated Fool (6:45)
07. Don't Look To The Eyes Of A Stranger (8:04)
08. Como Estais Amigos (5:30)
CD 2: Bonus.
01. Blood On The World's Hands (Live) (6:06)
02. The Aftermath (Live) (6:43)
02. Ghost Of The Navigator (6:50)
03. Brave New World (6:19)
04. Blood Brothers (7:14)
05. The Mercenary (4:43)
06. Dream Of Mirrors (9:21)
07. The Fallen Angel (4:01)
08. The Nomad (9:06)
09. Out Of The Silent Planet (6:26)
10. The Thin Line Between Love And Hate (8:27)
02. The Number Of The Beast (4:53)
03. Flight Of Icarus (3:53)
04. The Trooper (4:13)
05. 2 Minutes To Midnight (6:02)
06. Wasted Years (5:08)
07. Can I Play With Madness (3:32)
08. The Evil That Men Do (4:34)
09. The Clairvoyant (4:28)
10. Infinite Dreams (6:11)
11. Holy Smoke (3:49)
12. Bring Your Daughter To The Slaughter (4:45)
13. Man On The Edge (4:14)
14. Futureal (2:56)
15. The Wicker Man (4:35)
16. Fear Of The Dark (Live At Rock In Rio) (8:04)
Eddie's Archives: BBC Archives 1979-1988 (Coletânea 2002)CD 1.
Friday Rock Show Session (1979)
01. Iron Maiden (3:46)
02. Running Free (3:10)
03. Transylvania (4:03)
04. Sanctuary (3:45)
Reading Festival (1982)
05. Wrathchild (3:32)
06. Run To The Hills (5:36)
07. Children Of The Damned (4:48)
08. The Number Of The Beast (5:29)
09. 22 Acacia Avenue (6:36)
10. Transylvania (6:20)
11. The Prisoner (5:50)
12. Hallowed Be Thy Name (7:37)
13. Phantom Of The Opera (7:02)
14. Iron Maiden (4:58)
CD 2.
Reading Festival (1980)
01. Prowler (4:27)
02. Remember Tomorrow (5:59)
03. Killers (4:43)
04. Running Free (3:53)
05. Transylvania (4:49)
06. Iron Maiden (4:56)
Donnington Monsters Of Rock Festival (1988)
07. Moonchild (5:43)
08. Wrathchild (3:00)
09. Infinite Dreams (5:51)
10. The Trooper (4:05)
11. Seventh Son Of A Seventh Son (10:27)
12. The Number Of The Beast (4:43)
13. Hallowed Be Thy Name (7:10)
14. Iron Maiden (6:01)
Opção 1. Opção 2.
02. Drifter (6:04)
03. Invasion (2:38)
04. Remember Tomorrow (Live) (5:28)
05. I've Got The Fire (2:40)
06. Cross-Eyed Mary (3:55)
07. A Rainbow's Gold (4:59)
08. King Of Twilight (4:53)
09. Reach Out (3:32)
10. That Girl (5:05)
11. Juanita (3:47)
12. Sheriff Of Huddersfield (3:35)
13. Black Bart Blues (6:41)
14. Prowler '88 (4:09)
15. Charlotte The Harlot '88 (4:13)
02. Kill Me Ce Soir (6:17)
03. I'm A Mover (3:29)
04. Communication Breakdown (2:42)
05. Nodding Donky Blues (3:17)
06. Space Station No. 5 (3:47)
07. I Can't See My Feelings (3:50)
08. Roll Over Vic Vella (4:48)
09. Justice Of The Peace (3:33)
10. Judgement Day (4:04)
11. My Generation (3:37)
12. Doctor, Doctor (4:51)
13. Blood On The World's Hands (Live) (6:06)
14. The Aftermath (Live) (6:45)
15. Futureal (Live) (3:01)
16. Wasted Years '99 (Live) (5:05)
02. Wrathchild (3:31)
03. Run To The Hills (4:20)
04. Children Of The Damned (4:38)
05. The Number Of The Beast (5:08)
06. Another Life (3:45)
07. Killers (5:47)
08. 22 Acacia Avenue (6:56)
09. Total Eclipse (4:14)
02. The Prisoner (5:49)
03. Hallowed Be Thy Name (7:31)
04. Phantom Of The Opera (6:53)
05. Iron Maiden (4:20)
06. Sanctuary (4:13)
07. Drifter (9:18)
08. Running Free (3:44)
09. Prowler (4:58)
02. The Wicker Man (4:42)
03. Ghost Of The Navigator (6:49)
04. Brave New World (6:07)
05. Wrathchild (3:06)
06. 2 Minutes To Midnight (6:27)
07. Blood Brothers (7:15)
08. Sign Of The Cross (10:49)
09. The Mercenary (4:43)
10. The Trooper (4:33)
02. The Clansman (9:19)
03. The Evil That Men Do (4:41)
04. Fear Of The Dark (7:41)
05. Iron Maiden (5:52)
06. The Number Of The Beast (5:00)
07. Hallowed Be Thy Name (7:24)
08. Sanctuary (5:17)
09. Run To The Hills (4:52)
02. Rainmaker (3:49)
03. No More Lies (7:22)
04. Montsegur (5:50)
05. Dance Of Death (8:37)
06. Gates Of Tomorrow (5:12)
07. New Frontier (5:04)
08. Paschendale (8:28)
09. Face In The Sand (6:31)
10. Age Of Innocence (6:10)
11. Journeyman (7:07)
02. Paschendale (Orchestral Version) (8:28)
03. Journeyman (Electric Version) (19:50)
Opção 1. Opção 2.
02. Wrathchild (2:49)
03. Can I Play With Madness (3:30)
04. The Trooper (4:12)
05. Dance Of Death (9:23)
06. Rainmaker (4:02)
07. Brave New World (6:10)
08. Paschendale (10:18)
09. Lord Of The Flies (5:04)
02. Hallowed Be Thy Name (7:32)
03. Fear Of The Dark (7:28)
04. Iron Maiden (4:50)
05. Journeyman (7:03)
06. The Number Of The Beast (4:58)
07. Run To The Hills (4:24)
01. Paschendale (8:27)
02. Rainmaker (3:48)
03. The Wicker Man (4:35)
04. Brave New World (6:18)
05. Futureal (2:56)
06. The Clansman (9:00)
07. Sign Of The Cross (11:16)
08. Man On The Edge (4:12)
09. Be Quick Or Be Dead (3:24)
10. Fear Of The Dark (7:53)
11. Holy Smoke (3:48)
12. Bring Your Daughter To The Slaughter (4:44)
13. The Clairvoyant (4:27)
CD 2.
01. The Evil That Men Do (4:34)
02. Wasted Years (5:06)
03. Heaven Can Wait (7:21)
04. 2 Minutes To Midnight (6:01)
05. Aces High (4:30)
06. Flight Of Icarus (3:52)
07. The Trooper (4:13)
08. The Number Of The Beast (4:52)
09. Run To The Hills (3:55)
10. Wrathchild (2:56)
11. Killers (5:02)
12. Phantom Of The Opera (7:07)
13. Running Free (Live) (8:43)
14. Iron Maiden (Live) (4:50)
Opção 1. Opção 2.
02. These Colours Don't Run (6:52)
03. Brighter Than A Thousand Suns (8:46)
04. The Pilgrim (5:08)
05. The Longest Day (7:48)
06. Out Of The Shadows (5:37)
07. The Reincarnation Of Benjamin Breeg (7:22)
08. For The Greater Good Of God (9:25)
09. Lord Of Light (7:25)
10. The Legacy (9:23)
02. Aces High (Live) (4:38)
03. 2 Minutes To Midnight (6:02)
04. The Trooper (4:12)
05. Wasted Years (5:07)
06. Children Of The Damned (4:37)
07. The Number Of The Beast (4:52)
08. Run To The Hills (3:54)
09. Phantom Of The Opera (Live) (7:11)
10. The Evil That Men Do (4:35)
11. Wrathchild (Live) (3:05)
12. Can I Play With Madness (3:32)
13. Powerslave (6:49)
14. Hallowed Be Thy Name (7:14)
15. Iron Maiden (Live) (4:21)
02. Aces High (4:50)
03. 2 Minutes To Midnight (5:58)
04. Revelations (6:29)
05. The Trooper (4:02)
06. Wasted Years (5:07)
07. The Number Of The Beast (5:07)
08. Can I Play With Madness (3:37)
09. Rime Of The Ancient Mariner (13:42)
02. Heaven Can Wait (7:36)
03. Run To The Hills (3:59)
04. Fear Of The Dark (7:32)
05. Iron Maiden (5:26)
06. Moonchild (7:30)
07. The Clairvoyant (4:39)
08. Hallowed Be Thy Name (7:53)
02. El Dorado (6:49)
03. Mother Of Mercy (5:20)
04. Coming Home (5:52)
05. The Alchemist (4:29)
06. Isle Of Avalon (9:06)
07. Starblind (7:48)
08. The Talisman (9:03)
09. The Man Who Would Be King (8:28)
10. When The Wild Wind Blows (11:02)
02. Holy Smoke (3:49)
03. El Dorado (6:51)
04. Paschendale (8:27)
05. Different World (4:18)
06. Man On The Edge (Live) (4:33)
07. The Reincarnation Of Benjamin Breeg (7:22)
08. Blood Brothers (7:15)
09. Rainmaker (3:49)
10. Sign Of The Cross (Live) (10:51)
11. Brave New World (6:19)
12. Fear Of The Dark (Live) (7:50)
02. Tailgunner (4:15)
03. No More Lies (7:22)
04. Coming Home (5:54)
05. The Clansman (Live) (9:30)
06. For The Greater Good Of God (9:25)
07. These Colours Don't Run (6:53)
08. Bring Your Daughter...To The Slaughter (4:44)
09. Afraid To Shoot Strangers (6:57)
10. Dance Of Death (8:37)
11. When The Wild Wind Blows (11:02)
02. The Final Frontier (4:10)
03. El Dorado (5:53)
04. 2 Minutes To Midnight (5:51)
05. The Talisman (8:46)
06. Coming Home (5:57)
07. Dance Of Death (9:03)
08. The Trooper (3:59)
09. The Wicker Man (5:07)
02. When The Wild Wind Blows (10:37)
03. The Evil That Men Do (4:17)
04. Fear Of The Dark (7:30)
05. Iron Maiden (5:08)
06. The Number Of The Beast (4:58)
07. Hallowed Be Thy Name (7:29)
08. Running Free (7:58)
Maiden England '88 (Live 2013)CD 1.
02. The Evil That Men Do (4:18)
03. The Prisoner (6:00)
04. Still Life (4:32)
05. Die With Your Boots On (5:19)
06. Infinite Dreams (5:53)
07. Killers (4:57)
08. Can I Play With Madness (3:25)
09. Heaven Can Wait (7:43)
10. Wasted Years (5:06)
02. Seventh Son Of A Seventh Son (10:08)
03. The Number Of The Beast (4:47)
04. Hallowed Be Thy Name (7:22)
05. Iron Maiden (5:12)
06. Run To The Hills (4:02)
07. Running Free (5:34)
08. Sanctuary (5:25)
The Book Of Souls (2015)CD 1.
01. If Eternity Should Fail (8:28)
02. Speed Of Light (5:02)
03. The Great Unknown (6:38)
04. The Red And The Black (13:34)
05. When The River Runs Deep (5:53)
06. The Book Of Souls (10:32)
CD 2.
01. Death Or Glory (5:13)
02. Shadows Of The Valley (7:32)
03. Tears Of A Clown (4:59)
04. The Man Of Sorrows (6:28)
05. Empire Of The Clouds (18:05)
Opção 1. Opção 2.
The Book Of Souls: Live Chapter (Live 2017)CD 1.
02. Speed Of Light (5:09)
03. Wrathchild (3:00)
04. Children Of The Damned (5:15)
05. Death Or Glory (5:16)
06. The Red And The Black (13:17)
07. The Trooper (4:05)
08. Powerslave (7:32)
02. The Book Of Souls (10:50)
03. Fear Of The Dark (7:34)
04. Iron Maiden (6:05)
05. The Number Of The Beast (5:06)
06. Blood Brothers (7:35)
07. Wasted Years (5:39)
01. Churchill's Speech (0:39)
02. Aces High (4:59)
03. Where Eagles Dare (5:13)
04. 2 Minutes To Midnight (5:54)
05. The Clansman (9:17)
06. The Trooper (4:02)
07. Revelations (6:32)
08. For The Greater Good Of God (9:23)
09. The Wickerman (4:44)
CD 2.
01. Sign Of The Cross (11:01)
02. Flight Of Icarus (3:43)
03. Fear Of The Dark (7:47)
04. The Number Of The Beast (5:00)
05. Iron Maiden (5:31)
06. The Evil That Men Do (4:26)
07. Hallowed Be Thy Name (7:38)
08. Run To The Hills (5:07)
01. Senjutsu (8:20)
02. Stratego (5:00)
03. The Writing On The Wall (6:14)
04. Lost In A Lost World (9:32)
05. Days Of Future Past (4:04)
06. The Time Machine (7:09)
CD 2.
01. Darkest Hour (7:20)
02. Death Of The (10:20)
03. The Parchment (12:39)
04. Hell On Earth (11:19)